1.3.07

EDITORIAL

Em crise...

Que o País está em crise já sabemos, mas nem todos compreendemos o porquê. Sei que muito se tem dito e escrito sobre esta matéria, palavras e mais palavras, colóquios e mais colóquios, debates e mais debates, só conversa e o protagonismo ficou! Houve muitas pessoas influentes que se manifestaram, mas que nada fizeram e que foram embora sem dizer nada, ou seja, pronunciaram-se mas com receio, pois tinham interesses a defender, chorudos vencimentos, ajudas de custo, senhas de gasolina, subsídios de refeição, cartões visa, viaturas de serviço, etc, etc, etc, que não podiam falhar no fim do mês.

Afinal, os iluminados deste País não costumam dizer que é em alturas de crise que tem de haver investimento, que as empresas têm de divulgar para escoar os seus produtos, que se tem de produzir, que as pessoas têm de ter poder de compra? Assim, também têm de ganhar melhores salários para poderem adquirir bens e serviços… havendo quem consuma terá de haver quem produza e produzindo criam-se postos de trabalho, criando emprego há mais gente que compra, havendo mais gente a comprar terá de haver mais produção etc, etc, etc, e o dinheiro circula e toda a gente fica contente. Mas não aqui!

Em Portugal, a economia funciona ao contrário – cá estão os iluminados outra vez – é a política da contenção, quando deveria ser a da informação “tente sempre adquirir produtos confeccionados em Portugal”, primeiro e único ponto, o que obrigaria a criar linhas de produção, originando emprego, é claro! Nem para nós somos bons, o que é uma tristeza. Como diz um grande amigo meu, “isto é só rir, é só rir”...

Quando não há dinheiro, a primeira coisa a cortar é na publicidade, o investimento publicitário passou a ser considerado um gasto supérfluo! Isso está totalmente errado, e leva-nos a assistir – o que eu acho de muito mau tom – às “guerras” entre grandes grupos editoriais e entidades bancárias por causa da publicidade. Quer dizer, eles já são grandes e continuam a querer o monopólio… assim é difícil, muito difícil! Mas será possível que um gestor, um director de marketing ou um planeador de meios não consigam ver que os pequenos conseguem chegar onde os grandes não chegam? E refiro-me ao cliente-alvo, aquele que ou ainda não optou ou que ainda não escolheu o produto a adquirir.

Pois é assim que vivemos, sempre para os mesmos, os mesmos que comem tudo mesmo sem satisfazer o cliente.

Augusto da Fonseca

Dia da Mulher

MARIA KEIL HOMENAGEADA NOS PRAZERES

No próximo dia 8 de Março, a Junta dos Prazeres vai dinamizar um conjunto de actividades que têm em vista homenagear a pintora e ilustradora Maria Keil, figura seleccionada para assinalar o Dia Internacional da Mulher na Freguesia.

"Normalmente escolhemos mulheres com um papel relevante em termos sociais para ilustrar a figura feminina” explicou João Magalhães Pereira, presidente da Freguesia, ao Jornal do Bairro.

O objectivo será o de divulgar a obra de Maria Keil em suporte de papel e distribui-lo, juntamente com uma flor, a mulheres e crianças das escolas, para oferecerem às mães.

A Agenda Cultural de Lisboa ainda não tornou públicos os espectáculos marcados para a celebrar a data e as restantes Freguesias abrangidas pelo Jornal do Bairro também não avançaram quaisquer iniciativas.

130 mulheres morrem carbonizadas
numa fábrica em Nova Iorque

A escolha desta data remonta a 8 de Março de 1857, um dia manchado pelo sangue e que simboliza a luta das mulheres pela igualdade.

Nessa altura, as operárias têxteis da fábrica Triangle Shirtwais, em Nova Iorque, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, entraram em greve exigindo a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia, que como correctivo atearam fogo ao prédio. Cerca de 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.

No Ocidente, o Dia da Mulher foi celebrado na primeira década do século XX, mas com os “ventos opressores” que então se fizeram sentir pela Europa, a efeméride foi esquecida, só voltando à actualidade nos anos ’60, trazida pelas mãos das feministas.

À semelhança de muitas outras “datas de rastreio” que têm em vista evitar o esquecimento, também o Dia da Mulher visa recordar a importância do papel feminino na sociedade, não na sua condição de “fêmea”, de mãe ou de doméstica, mas acima de tudo como igual e capaz em relação ao sexo oposto.

São muitas as teses que justificam a existência do Dia Mulher e todas terão o seu fundo de verdade. A História confirma que as mulheres sofreram graves atentados na sua condição sexual e tanto em Portugal como noutros países mais avançados, a igualdade ainda não foi atingida, em especial porque a sociedade continua a exigir que antes de serem trabalhadoras ou políticas as mulheres sejam esposas e mães.

“We can do it”, ou “nós conseguimos” é uma das imagens mais utilizadas para ilustrar o Dia da Mulher. A fotografia data de 1942 e retrata Geraldine Doyle, uma trabalhadora de 17 anos que exibe o músculo, capaz de trabalhar o metal à semelhança dos homens da mesma fábrica. A imagem foi reeditada por J. Howard Miller, que a tornou num ícone da luta da Mulher, nos anos 80.

Comentários ao Dia da Mulher

“É muito importante existir um dia para lembrar a mulher, que faz o mesmo que o marido, chega a casa e ainda tem de trabalhar e de tratar dos miúdos. Este é um dia merecido.”
João Ferro
Presidente da J.F. Lapa

“Para mim, o mais extraordinário é ter de haver um dia especial para homenagear a mulher!”
João Magalhães Pereira
Presidente da J.F. Prazeres

Mónica Almeida

Passadeira Rolante


“PERNAS, PARA QUE VOS QUERO?!”

A passadeira vermelha que liga as estações de Alcântara-Mar e Alcântara-Terra mantém a sua cor, habitual em desfiles de vedetas, mas perdeu a sua razão de existência: rolar.

O alerta foi dado por uma leitora do Jornal do Bairro, revoltada por ver a passadeira rolante “desactivada”, “coberta de lixo” e invadida por “gatos” e mesmo “ratos” em frente ao Pingo Doce.

O JB dirigiu-se ao local e verificou que apenas uma escada para subir permanece activa, o que poderá iludir os deficientes motores que iniciem a ascensão e que se deparam com uma descida sem qualquer suporte motor, como seria de esperar, não sendo sequer visíveis avisos ou esclarecimentos quanto a esta realidade.

Há já alguns anos, várias vozes levantaram-se contra a existência da passadeira, cuja manutenção seria considerada insustentável, apontando para um valor de cerca de um milhão de euros anuais, despesa esta não confirmada pelo JB.

Fontes da Junta de Freguesia de Alcântara e da Câmara Municipal de Lisboa demarcaram-se desta questão apontando obrigações à Rede Ferroviária Nacional - Refer, entidade que alegadamente estará responsável pela infra-estrutura. Após algum compasso de espera e até à hora de fecho desta edição, o gabinete de Comunicação da Refer ainda não refutara os seus argumentos.

A verdade é que as respostas concretas tendem a chegar e a passadeira continua a ser utilizada por peões e por “graffiters” ainda “toys” (inexperientes), que aproveitam para ali deixar as suas marcas.

Para além das diversas pinturas, muitos dos vidros estão partidos e a passagem utilizada para atravessar a avenida de Ceuta para o outro lado, junto ao “Café-Café”, encontra-se interdita por faixas de segurança da Refer.

Na parte inferior da passagem aérea existe ainda uma antiga linha que serve esporadicamente comboios de mercadorias, mas a presença da vida nocturna local é mais marcante, pelo menos a julgar pelas garrafas de vidro que se multiplicam e juntam ao imenso jardim “bravo” que com alguma subtileza ali tende a florir.

M.A.

Alunos de Apolo


CINCO DIAS DE CARNAVAL

Em dias de Entrudo, o salão da Sociedade Filarmónica dos Alunos de Apolo é paragem obrigatória para a malta de Campo de Ourique que esteja decidida a dar um pezinho de dança ou apenas a conversar com velhos amigos.

Foi na terça-feira de Carnaval que o Jornal do Bairro se deslocou até à sede da Sociedade para ouvir os acordes da “Fórmula 5” e espreitar os passos certos e afinados de dançarinos calejados pelo hábito e pelo gosto de prestar contas à vida a rodopiar no bailarico.

Os 3,50 euros pedidos à entrada não foram contestados pelos utentes, talvez por considerarem o preço justo ou por saberem simplesmente que a verba conseguida reverte a favor dos carenciados.

Sendo grande parte do público bairrista há largos anos, já conhece o destino do valor pago pelo ingresso, em especial, nas matinés. “De segunda a sexta-feira organizamos bailes para reformados e que têm uma vertente recreativa e social”, explicou José Carlos, professor e membro da direcção da Sociedade ao JB, “o valor conseguido é utilizado nas cerca de 80, 90 refeições que oferecemos às pessoas mais necessitadas das freguesias vizinhas até à Lapa”.

À semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos, as noites de sábado e de segunda-feira foram as mais movimentadas, sendo que as cerca de 75 mesas – de quatro lugares - existentes no local foram todas reservadas.

Ralf e Olga Moeller
Campeões ensinam danças latinas

A visita vespertina do JB não nos permitiu conviver com a maior parte dos mascarados, que viriam a festejar o fim do Entrudo à noite, mas ainda assim o salão de dança esteve repleto: de gente, de alegria e de bailarinos!

Uma festa destinada a jovens dos 18 aos muitos mais anos e que só não contou com os craques da própria escola por estarem já destinados a actuar noutros locais, “eles têm espectáculos todos os fins-de-semana” e nesta época a procura é ainda maior do que o habitual.

José Carlos faz um balanço bastante positivo do Carnaval da Apolo, “foi ainda melhor do que no ano passado… no sábado e na segunda-feira fizemos um baile com três pistas e divulgámos a dança a nível internacional. Conseguimos trazer campeões de dança desportiva aos portugueses” afirmou, referindo-se às exaustivas aulas que decorreram das 16h às 23 horas e que foram dadas pelos conceituados professores de danças latinas, Ralf e Olga Moeller.

Alunos de Apolo
Distinguidos pelo Rei

A criação da Colectividade partiu da iniciativa de um grupo de cabos de polícia da freguesia de Santa Isabel que em conjunto com alguns civis da zona fundaram a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo. A banda ganhou tal reputação, que quando o Rei Dom Carlos a ouviu, em 1907, a premiou com uma batuta em prata.

Ao longo dos anos a Sociedade foi apoiando e desenvolvendo diversas actividades de teatro, música, folclore, ténis de mesa, boxe, futebol de salão, beneficência e dança, estando hoje voltada para a dança de salão e para as acções de carácter social, como é o caso dos almoços servidos aos carenciados.
Para além de esta ser uma Colectividade resistente a um final quase destinado, como aconteceu a muitas outras sociedades do género, continua a cumprir a sua missão de formar e entreter jovens, adultos e idosos e conta ainda com professores altamente credenciados a nível internacional.
M.A.

Desporto

CORFEBOL

Liberdade Atlético Clube
3 atletas convocados para a Selecção Nacional!

Depois de Carla Antunes, seleccionadora nacional ter escolhido os 14 atletas que irão representar as cores do nosso país no escalão Sub-19 no Junior World Cup realizado este ano na Holanda entre 6 e 8 de Abril, o clube do Bairro da Liberdade teve a boa notícia que Isabel Almeida, Mariana Furtado e Raul Sapage foram convocados para este evento.

O Liberdade Atlético Clube está de parabéns por contribuir com 3 atletas para ajudar a selecção de todos nós a realizar boas exibições.

HÓQUEI

CAC Ourique vence 6–3
e mantém liderança!

O CAC Ourique, ao vencer o clube de Beja por 6–3, vitória que nunca esteve em causa, mantém a liderança com os mesmos dois pontos de diferença dos Lobinhos, que por sua vez esmagaram o GD Diana no próprio ringue, por 13 – 0.

Um resultado que vem animar a última jornada da 1ª. fase, já que o CAC Ourique tem uma deslocação ao ringue dos Lobinhos, antevendo-se desta forma um embate de titãs.

De realçar que na 1ª. volta o GD “Os Lobinhos” derrotaram o CAC Ourique no ringue destes por 7 – 4. Aliás, a única derrota averbada pelo clube de Campo de Ourique nesta 1ª fase.

ESPAÇO DO LEITOR

Boa tarde
Somos um Clube novo, exclusivamente de Patinagem Artística, que foi fundado em 25 de Setembro de 2006, estamos a alugar as instalações do ACM e já temos 30 atletas. Não temos apoios das entidades que nos deveriam apoiar, caso da Junta de Freguesia de Sta. Isabel, ou da Câmara Municipal de Lisboa, por sermos um clube novo e por ainda não termos credibilidade. Mas, pelo menos, temos as nossas contas em dia e publicadas como manda a lei, ao contrário de outros clubes que recebem verbas camarárias e da Junta e que não prestam contas há mais de uma década. E temos os nossos corpos sociais eleitos e em actividade. Os nossos estatutos estão publicados e até se encontram disponíveis no nosso site.
Visitem o nosso site : www.cplisboa.org.
Obrigado
Bruno Carvalho

Presidente do Clube de Patinagem de Lisboa

L.P.

Bem-estar

Alimentos que Curam


“Diz-se que a felicidade é o maior alimento para a mente e que aqueles que a comem são constantemente saudáveis e nunca se tornam fracos, por terem um estágio poderoso."
A medicina natural estimula a resistência do corpo, de modo a que o organismo se cure a si próprio, porque "a natureza cura, o médico ajuda-a".


Muitas doenças aparecem devido a uma alimentação errada e a uma maneira de viver anti-natura. A medicina natural utiliza apenas remédios naturais, que não sobrecarregam o organismo - desde que sejam bem administrados - e não produzem efeitos secundários mesmo quando utilizados durante longos períodos, estimulando a resistência do organismo e ajudando-o a lutar contra a doença, o que muitas vezes não acontece com a medicina clássica.
Existem cerca de 10 mil plantas medicinais, embora a medicina natural só utilize as não venenosas.
Os alimentos crus e naturais têm qualidades que podem ser usadas facilmente para nos fortalecer. Além de fornecerem energia e nutrientes para o organismo, vários alimentos têm propriedades terapêuticas valiosas e devem ser incluídos nas dietas.
Abacate - Facilita a digestão e o seu consumo constante e prolongado combate o reumatismo e o ácido úrico. A monodieta do abacate por 2 a 3 dias é útil no combate aos cálculos da vesícula biliar e às úlceras gastroduodenais.

Abacaxi - Tem acção depurativa e diurética. Usado fora das refeições diminui o excesso de acidez no estômago. A monodieta semanal de abacaxi é de grande utilidade no combate a qualquer tipo de pedra nos rins, contra o catarro nos brônquios e contra a obesidade - quando existe muita retenção de líquidos.

Abóbora - Actua controlando o nível de glicose no diabetes, o colesterol e a gordura no sangue. Ajuda na evacuação e as sementes são eficazes contra a solitária. Aplicada sobre a pele, a abóbora tem acção emoliente e é útil no tratamento de queimaduras. Muito digestiva e muito saborosa com tomilho e hortelã.

Agrião - Cru tem efeito tónico nos brônquios e pulmões, além de ser útil contra faringite e processos infecciosos da boca e garganta. Cozido tem acção estomacal tónica e depurativa. O sumo do agrião é útil contra a anemia, o escorbuto, a tuberculose, a pneumonia e as bronquites em geral, inclusive a dos fumadores e também é indicado para a febre persistente e a icterícia.

Alface - Tem efeito diurético, calmante e depurativo. Abre o apetite e estimula as funções digestivas e excretoras.

Alho - Comido como alimento, tem acção depurativa, diurética e digestiva. É um antibiótico natural, vermífugo e anticoagulante. Previne as tromboses, purifica as mucosas e evita a formação de catarro. Também tem efeitos contra o excesso de ácido úrico, o reumatismo, a pressão alta e a arteriosclerose

Ameixa fresca - Comida em abundância, é útil nas constipações, nas infecções dos brônquios e na asma.

Amendoim - Tem acção tónica e afrodisíaca.

Arroz integral - Um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem acção depurativa devido à presença de albuminas desintoxicantes. O seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2 e B6. O caldo de arroz integral cru é útil contra a diarreia.

Aveia - É um alimento tónico devido à presença de manganês e tem acção medicinal contra o reumatismo, a gota e problemas inflamatórios das vias urinárias.

Azeitona - A azeitona preta tem efeitos laxantes e a verde é adstringente, com tendência a prender os intestinos. Ambas exercem leves efeitos contra a mucosidade excessiva dos pulmões e brônquios. O azeite de oliva é laxativo e útil em queimaduras.

Ameixa fresca - Comida em abundância, é útil nas constipações, nas infecções dos brônquios e na asma.

Amendoim - Tem acção tónica e afrodisíaca.

Arroz integral - Um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem acção depurativa devido à presença de albuminas desintoxicantes. O seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2 e B6. O caldo de arroz integral cru é útil contra a diarreia.

Aveia - É um alimento tónico devido à presença de manganês e tem acção medicinal contra o reumatismo, a gota e problemas inflamatórios das vias urinárias.

Azeitona - A azeitona preta tem efeitos laxantes e a verde é adstringente, com tendência a prender os intestinos. Ambas exercem leves efeitos contra a mucosidade excessiva dos pulmões e brônquios. O azeite de oliva é laxativo e útil em queimaduras.

Banana - Útil para regular os intestinos nos casos de diarreia.

Batata - O cataplasma da batata crua ralada é bom para as picadas de insectos e irritações cutâneas.

Beringela - O sumo fresco é útil como diurético e desobstrutivo das vias biliares.

Beterraba - O sumo cru é anti-anémico e fortificante. Por ser muito rica em magnésio, é útil em casos de infecções crónicas. Contem uma substância chamada betaína, que possui acção eficaz contra tumores. Tem boa aplicação no cancro - sumo puro de beterraba crua quatro a cinco vezes ao dia.

Brócolos - Indicados contra infecções localizadas. Laxativos, emolientes, tónicas e ajudam a combater a anemia.

Caju - Devido à sua acção adstringente, combate as diarreias crónicas e agudas. É tonificante e tem acção eficaz na diabetes e em todos os tipos de catarro. Também é tido como afrodisíaco.

Cenoura - Crua, é útil no combate a problemas dos olhos, pele, cabelos, ossos, fígados e bexiga.

Couve - Combate a anemia, o escorbuto e a papeira devido ao seu elevado teor de ferro, vitamina C e iodo. Utilizada no combate às úlceras gástricas e duodenais pela sua acção cicatrizante de contacto e também às úlceras externas - neste caso, aplicando o sumo ou as folhas batidas. Tem efeito sobre o mau funcionamento da vesícula biliar, cálculos renais e hemorróidas. De preferência deve-se usar o sumo ou comê-la crua em salada. O mesmo sumo aplicado nos cabelos, diariamente, em fricções vigorosas, é útil no combate à queda do cabelo e à seborreia.

Damasco - Fortalece os dentes, as unhas e os cabelos. Também é útil na anemia por falta de ferro e na cirrose do fígado.

Ervilha - Bom auxiliar no tratamento do diabetes e nos problemas digestivos ligados ao pâncreas.

Espinafre - Tem efeito regulador sobre o aparelho digestivo e evita a prisão de ventre. Ajuda a combater a obesidade e é muito útil contra a anemia.

Figo - Cozido com leite é um bom remédio para úlceras gástricas, inflamações da boca e da laringe, tosse e bronquite. É um bom laxante e comido cru, em jejum, tem acção vermífuga.

Laranja – A sua acção é depurativa. Limpa e desintoxica o organismo e favorece a digestão de alimentos gordurosos. Muito usada em sumo, a laranja combate a gengivite, o reumatismo, o ácido úrico, a gota, a diabetes, a obesidade, a pressão alta, a fraqueza orgânica e a febre, além de ser cicatrizante.

Lentilha - É rica em cálcio e combate a anemia. Recomendada para as grávidas.

Limão - Tem efeitos semelhantes aos da laranja mas é mais acentuado enquanto depurativo. É um excelente recurso em medicina natural. O uso de determinada quantidade diária do sumo puro do limão em jejum ou quantidades crescentes - somando um limão diariamente, até chegar a dez, e diminuindo depois um por dia - tem acção eficaz no tratamento de doenças graves, nas quais, por falta de energia, o paciente não tem mais forças para sair da cama. É adstringente, anti-séptico, anti-inflamatório, sudorífero e antifebril. Combate arteriosclerose, diabetes, pressão alta, obesidade, reumatismo em geral, catarro respiratório, asma, bronquite, amigdalite, rinites, febres e inflamações dos olhos.

Maçã - É um alimento tónico. Ajuda a digestão, combate a anemia e a formação de úlceras do estômago. Combate a diarreia, principalmente infantil, devido à sua acção adstringente. O sumo da maçã tem acção antifebril.

Melancia - Trata-se de um grande diurético quando usado como alimento ou na forma de chá, feito com a polpa. É útil nos casos de doenças da próstata, gonorreia e sífilis e faz bem ao fígado e intestinos.

Manga - Tem acção diurética e é estimulante da produção de leite. Também é útil contra bronquites, tosses e catarros. A amêndoa do caroço tem acção vermífuga.

Melão - É diurético e ajuda a eliminar o excesso de líquidos orgânicos. Como monodieta de 1 dia por semana ajuda a regular as hormonas e serve como tratamento para desequilíbrios menstruais, tendência ao aborto e diversos problemas ligados aos distúrbios hormonais. Possui também acção depurativa e estimulante e é empregue no combate a problemas do fígado, rins e na eliminação de cálculos renais.

Milho - Tem acção tónica e fortificante.

Morango - É um bom mineralizante, utilizado em casos de convalescenças, doenças degenerativas, reumatismo, cálculos renais, bronquite, pressão alta, anemia, ácido úrico e colesterol. É também diurético e vermífugo.

Nabo - Muito usado pelos povos orientais, é considerado um alimento que mantém a saúde e o vigor do corpo, conferindo longevidade. É basicamente diurética, tónica e mineralizante. É útil no tratamento da obesidade, problemas dos olhos, colesterol, reumatismo, pressão alta, pressão baixa e anemia. O chá e o banho de assento, das folhas, são excelentes para os problemas genitais, como corrimentos vaginais, cólicas menstruais, menstruação irregular, fibromas uterinos, quistos de ovários, inflamações da vagina, útero, trompas, ovários, prostatismo, tumores da próstata, hemorróidas, pólipos, fistulas e a maioria das doenças do períneo.

Nozes - É um alimento tónico e fortificante, útil no reumatismo e no excesso de ácido úrico.

Pepino - É diurético e tonificante do fígado e dos rins. Fortalece os cabelos, unhas e pele e combate a inflamação dos olhos. É um bom estimulante do apetite quando usado antes das refeições.

Pêra - É indicada como alimento para pessoas convalescentes. Possui acção depurativa e diurética moderada.

Pêssego - É um bom purificante dos rins e da bexiga. É também estimulante, laxativo e diurético.

Rabanete - É diurético e ajuda a normalizar as funções dos rins e a digestão, além de purificar o sangue e eliminar o catarro das vias respiratórias.Repolho - Empregue nas doenças neurológicas e nevralgias. Muito útil contra as náuseas da gravidez e a distrofia muscular. O sumo fresco aplicado nos cabelos é bom para eliminar a seborreia.

Romã - É uma fruta com efeitos adstringentes. Age também como diurético e depurativo e é indicada em casos de diarreia.

Salsa - Devido à grande quantidade de magnésio é muito eficaz para todos os casos de infecções e inflamações causadas por bactérias, vírus ou fungos. Também tem acção diurética, depurativa e tónica. Ajuda a tratar problemas do fígado, disfunções uterinas e impotência. O sumo fresco tem acção cicatrizante e é famoso o seu emprego nas hemorragias nasais.

Soja - Energético, anti asténico, hipo colesterol, remineralizante.

Tomate - Bom para artrite e cansaço sendo também diurético e laxativo.

Tremoço - Semente rica em proteína e anti diabético.

Trigo - Anti anémico e remineralizante.

Uva - A uva comum tem fama de ser diurética e purificante do sangue, ajudando a eliminar o excesso de toxinas, ácido úrico e colesterol. É um bom alcalinizante do sangue, ajudando a restabelecer o equilíbrio do ph sanguíneo. Também é útil no combate à acidez estomacal.

Teresa Ferreira

Correio do Leitor


Associação de Pais convidada a não intervir por incomodar depois de descobrir "podres" na Escola

Existem palavras e expressões que quando usadas em relação a crianças, nos causam arrepios, devido à incoerência da palavra com a sua aplicação.
Começado “tarde e a más horas”, lá foi de empurrão e com ameaças da associação de pais, que o dito “enriquecimento curricular” teve início na escola nº6 de Sto. Condestável, em agrupamento na escola Manuel da Maia em Campo de Ourique.
Deslumbrados que somos por novas iniciativas para bem das nossas crianças, gostámos da ideia, ainda mais, porque para muitos pais, a necessidade de “prolongamento” é de extrema importância.
Chegado que foi o fim do 1º período lectivo, a desilusão foi geral. Queixas constantes de pais e crianças, de que o nosso aconselhamento para ficarem no enriquecimento, tinha sido frustrada.
Neste momento, e depois de várias tentativas em perceber o que se estava a passar, a associação de pais entrou em contacto com a C.M.L. pedindo uma reunião de esclarecimento, o que passado que foi um mês, ainda não nos foi dada qualquer resposta.
Deparámo-nos com o maior “vandalismo”, a maior falta de “civismo” e o maior desprezo pela educação e pelas nossas crianças.
Explique-nos quem puder (e souber), como se disse inicialmente, que o “enriquecimento curricular” seria das 15:30h às 17:30horas, e nesta escola, só tem início às 15:45h, ficando 250 crianças entregues a duas auxiliares?! Como se explica que numa aula de “cidadania” do 2º ano de escolaridade, se apresentem 3 crianças à janela de um 1º andar, com os pés virados para fora, enquanto o “professor/monitor” se encontra na sala?! Como se explica que o pátio do recreio seja um perigo constante com brinquedos degradados e lixo acumulado?!
Como se explica que as casas de banho ao fim do dia estejam tão ou mais porcas do que as do metro de Lisboa e que de manhã, por volta das 9:30h assim continuem, sendo a associação de pais informada que a colega que as limpa, só o fará por volta das 14h?!
Pois é, e como se não bastasse, e fosse um incómodo para a coordenação, professores, agrupamento e sabemos lá nós quem mais, (ainda não investigámos, mas havemos de lá chegar), a associação de pais desta escola, tornou-se incomodativa, por se dar conta de tudo isto e muito mais (que daria páginas e páginas para um jornal), de tal modo que foi convidada a não permanecer na escola durante muito tempo.
Explique-nos quem souber porque é que na aula de “cidadania” se joga WRESTLING, havendo já no pátio um local específico onde o jogo é praticado, amedrontando muitas crianças que começaram a recusar ir à escola e ao “prolongamento”; as crianças, algumas já agressivas por natureza social diversa, tornaram-se mais agressivas, tendo já a associação de pais presenciado queixas de professores pela instabilidade dos alunos; dos pais, que acham os filhos muito agressivos mesmo em casa.
As aulas de ginástica com 39 alunos, mas que aulas são estas?
Estamos no fundo a enriquecer quem? Os “professores/monitores”que ainda ninguém percebeu que pedagogia usam, porque não dominam a sala de aula?! Os “professores /monitores” que invadem o material das salas dos professores titulares?! Ou a Sra. Ministra da educação que quer fama para se deitar a dormir?!
E como se não bastasse, “talvez a bem da economia” uma “mandatária” da ITAU, ordena à Sra. da cozinha (e ouvido por elemento da associação), que em vez de quatro almôndegas, só pode dar duas a cada criança.
Por estas e muitas mais, a associação de pais se tornou incomodativa, mas paciência, porque não arredamos pé.
Bonito vai o País, mas mais bonita vai a educação dos Homens do futuro, que governarão este mundo.

A Associação de Pais

Correio do Leitor

Os Fósseis

Sentado à mesa do café a ler um diário matutino chamou a minha atenção uma notícia que dizia:
“Numa rua de Campo de Ourique onde se procedia a terraplanagens foram descobertos fósseis, anteriores ao actual período geológico”.
Acabei de beber a saborosa “bica matinal” e encaminhei-me para o Jardim Teófilo Braga, vulgo Jardim da Parada, onde, por coincidência, encontrei o meu amigo Lourenço Bernardino, presidente da Junta de Freguesia de Santo Condestável.
- Oh amigo Bernardino, li agora num jornal que foram encontrados fósseis aqui na freguesia, onde foi isso?
- Foi na rua Sampaio Bruno, onde havia os restos das terras do Sabido.
E para lá me dirigi, para satisfazer a minha curiosidade.
Quando cheguei aos restos do morro, estavam lá algumas dezenas de crianças. Era a visita guiada de uma escola, de que não cheguei a saber o nome, mas como não via qualquer autocarro, devia ser de perto.
Uma jovem, possivelmente a professora, mostrava às crianças algumas cascas de bivalves fossilizados, e pedras, acrescentando que há muitos anos aquela área estivera debaixo de água.
Senti alguém puxar o meu braço. Voltei-me, era um homem idoso, com uma bela cabeleira, alva como neve, vestido com um fato de macaco já surrado de tanto uso.
- Sabe senhor, há muitos anos, o meu bisavô viveu aqui numa barraca e este local era o seu quintal, onde plantava couves e batatas.
- Contava o meu avô que o seu pai tinha um pequeno barco que amarrava na doca do Pinho, que fica perto da Gare da Rocha do Conde de Óbidos.
- Nesse barco, com o seu amigo “Zé da Burra”, ia todas as semanas até à Trafaria onde, em frente ao sítio que agora chamam o Torrão, apanhava uma sacada de amêijoas de que vendia parte e o que restava era para ele comer, aqui na barraca e, como é natural, atirava as cascas para o quintal, as quais se foram enterrando por si próprias, durante anos, por acção das chuvas.
- E agora vêm uns espertos chamarem-lhe fósseis.
Olhei bem o idoso nos olhos, pus o meu braço no seu ombro e sussurrei:
- Homem, não diga, ou melhor, não conte isso a mais niguém, senão os arqueólogos ainda o metem num manicómio.
Afastei-me e pensei: teria o velhote razão?
E fiquei na santa ignorância.

Kim Martins
Mini Contos de Ficção