1.3.07

Bem-estar

Alimentos que Curam


“Diz-se que a felicidade é o maior alimento para a mente e que aqueles que a comem são constantemente saudáveis e nunca se tornam fracos, por terem um estágio poderoso."
A medicina natural estimula a resistência do corpo, de modo a que o organismo se cure a si próprio, porque "a natureza cura, o médico ajuda-a".


Muitas doenças aparecem devido a uma alimentação errada e a uma maneira de viver anti-natura. A medicina natural utiliza apenas remédios naturais, que não sobrecarregam o organismo - desde que sejam bem administrados - e não produzem efeitos secundários mesmo quando utilizados durante longos períodos, estimulando a resistência do organismo e ajudando-o a lutar contra a doença, o que muitas vezes não acontece com a medicina clássica.
Existem cerca de 10 mil plantas medicinais, embora a medicina natural só utilize as não venenosas.
Os alimentos crus e naturais têm qualidades que podem ser usadas facilmente para nos fortalecer. Além de fornecerem energia e nutrientes para o organismo, vários alimentos têm propriedades terapêuticas valiosas e devem ser incluídos nas dietas.
Abacate - Facilita a digestão e o seu consumo constante e prolongado combate o reumatismo e o ácido úrico. A monodieta do abacate por 2 a 3 dias é útil no combate aos cálculos da vesícula biliar e às úlceras gastroduodenais.

Abacaxi - Tem acção depurativa e diurética. Usado fora das refeições diminui o excesso de acidez no estômago. A monodieta semanal de abacaxi é de grande utilidade no combate a qualquer tipo de pedra nos rins, contra o catarro nos brônquios e contra a obesidade - quando existe muita retenção de líquidos.

Abóbora - Actua controlando o nível de glicose no diabetes, o colesterol e a gordura no sangue. Ajuda na evacuação e as sementes são eficazes contra a solitária. Aplicada sobre a pele, a abóbora tem acção emoliente e é útil no tratamento de queimaduras. Muito digestiva e muito saborosa com tomilho e hortelã.

Agrião - Cru tem efeito tónico nos brônquios e pulmões, além de ser útil contra faringite e processos infecciosos da boca e garganta. Cozido tem acção estomacal tónica e depurativa. O sumo do agrião é útil contra a anemia, o escorbuto, a tuberculose, a pneumonia e as bronquites em geral, inclusive a dos fumadores e também é indicado para a febre persistente e a icterícia.

Alface - Tem efeito diurético, calmante e depurativo. Abre o apetite e estimula as funções digestivas e excretoras.

Alho - Comido como alimento, tem acção depurativa, diurética e digestiva. É um antibiótico natural, vermífugo e anticoagulante. Previne as tromboses, purifica as mucosas e evita a formação de catarro. Também tem efeitos contra o excesso de ácido úrico, o reumatismo, a pressão alta e a arteriosclerose

Ameixa fresca - Comida em abundância, é útil nas constipações, nas infecções dos brônquios e na asma.

Amendoim - Tem acção tónica e afrodisíaca.

Arroz integral - Um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem acção depurativa devido à presença de albuminas desintoxicantes. O seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2 e B6. O caldo de arroz integral cru é útil contra a diarreia.

Aveia - É um alimento tónico devido à presença de manganês e tem acção medicinal contra o reumatismo, a gota e problemas inflamatórios das vias urinárias.

Azeitona - A azeitona preta tem efeitos laxantes e a verde é adstringente, com tendência a prender os intestinos. Ambas exercem leves efeitos contra a mucosidade excessiva dos pulmões e brônquios. O azeite de oliva é laxativo e útil em queimaduras.

Ameixa fresca - Comida em abundância, é útil nas constipações, nas infecções dos brônquios e na asma.

Amendoim - Tem acção tónica e afrodisíaca.

Arroz integral - Um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem acção depurativa devido à presença de albuminas desintoxicantes. O seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2 e B6. O caldo de arroz integral cru é útil contra a diarreia.

Aveia - É um alimento tónico devido à presença de manganês e tem acção medicinal contra o reumatismo, a gota e problemas inflamatórios das vias urinárias.

Azeitona - A azeitona preta tem efeitos laxantes e a verde é adstringente, com tendência a prender os intestinos. Ambas exercem leves efeitos contra a mucosidade excessiva dos pulmões e brônquios. O azeite de oliva é laxativo e útil em queimaduras.

Banana - Útil para regular os intestinos nos casos de diarreia.

Batata - O cataplasma da batata crua ralada é bom para as picadas de insectos e irritações cutâneas.

Beringela - O sumo fresco é útil como diurético e desobstrutivo das vias biliares.

Beterraba - O sumo cru é anti-anémico e fortificante. Por ser muito rica em magnésio, é útil em casos de infecções crónicas. Contem uma substância chamada betaína, que possui acção eficaz contra tumores. Tem boa aplicação no cancro - sumo puro de beterraba crua quatro a cinco vezes ao dia.

Brócolos - Indicados contra infecções localizadas. Laxativos, emolientes, tónicas e ajudam a combater a anemia.

Caju - Devido à sua acção adstringente, combate as diarreias crónicas e agudas. É tonificante e tem acção eficaz na diabetes e em todos os tipos de catarro. Também é tido como afrodisíaco.

Cenoura - Crua, é útil no combate a problemas dos olhos, pele, cabelos, ossos, fígados e bexiga.

Couve - Combate a anemia, o escorbuto e a papeira devido ao seu elevado teor de ferro, vitamina C e iodo. Utilizada no combate às úlceras gástricas e duodenais pela sua acção cicatrizante de contacto e também às úlceras externas - neste caso, aplicando o sumo ou as folhas batidas. Tem efeito sobre o mau funcionamento da vesícula biliar, cálculos renais e hemorróidas. De preferência deve-se usar o sumo ou comê-la crua em salada. O mesmo sumo aplicado nos cabelos, diariamente, em fricções vigorosas, é útil no combate à queda do cabelo e à seborreia.

Damasco - Fortalece os dentes, as unhas e os cabelos. Também é útil na anemia por falta de ferro e na cirrose do fígado.

Ervilha - Bom auxiliar no tratamento do diabetes e nos problemas digestivos ligados ao pâncreas.

Espinafre - Tem efeito regulador sobre o aparelho digestivo e evita a prisão de ventre. Ajuda a combater a obesidade e é muito útil contra a anemia.

Figo - Cozido com leite é um bom remédio para úlceras gástricas, inflamações da boca e da laringe, tosse e bronquite. É um bom laxante e comido cru, em jejum, tem acção vermífuga.

Laranja – A sua acção é depurativa. Limpa e desintoxica o organismo e favorece a digestão de alimentos gordurosos. Muito usada em sumo, a laranja combate a gengivite, o reumatismo, o ácido úrico, a gota, a diabetes, a obesidade, a pressão alta, a fraqueza orgânica e a febre, além de ser cicatrizante.

Lentilha - É rica em cálcio e combate a anemia. Recomendada para as grávidas.

Limão - Tem efeitos semelhantes aos da laranja mas é mais acentuado enquanto depurativo. É um excelente recurso em medicina natural. O uso de determinada quantidade diária do sumo puro do limão em jejum ou quantidades crescentes - somando um limão diariamente, até chegar a dez, e diminuindo depois um por dia - tem acção eficaz no tratamento de doenças graves, nas quais, por falta de energia, o paciente não tem mais forças para sair da cama. É adstringente, anti-séptico, anti-inflamatório, sudorífero e antifebril. Combate arteriosclerose, diabetes, pressão alta, obesidade, reumatismo em geral, catarro respiratório, asma, bronquite, amigdalite, rinites, febres e inflamações dos olhos.

Maçã - É um alimento tónico. Ajuda a digestão, combate a anemia e a formação de úlceras do estômago. Combate a diarreia, principalmente infantil, devido à sua acção adstringente. O sumo da maçã tem acção antifebril.

Melancia - Trata-se de um grande diurético quando usado como alimento ou na forma de chá, feito com a polpa. É útil nos casos de doenças da próstata, gonorreia e sífilis e faz bem ao fígado e intestinos.

Manga - Tem acção diurética e é estimulante da produção de leite. Também é útil contra bronquites, tosses e catarros. A amêndoa do caroço tem acção vermífuga.

Melão - É diurético e ajuda a eliminar o excesso de líquidos orgânicos. Como monodieta de 1 dia por semana ajuda a regular as hormonas e serve como tratamento para desequilíbrios menstruais, tendência ao aborto e diversos problemas ligados aos distúrbios hormonais. Possui também acção depurativa e estimulante e é empregue no combate a problemas do fígado, rins e na eliminação de cálculos renais.

Milho - Tem acção tónica e fortificante.

Morango - É um bom mineralizante, utilizado em casos de convalescenças, doenças degenerativas, reumatismo, cálculos renais, bronquite, pressão alta, anemia, ácido úrico e colesterol. É também diurético e vermífugo.

Nabo - Muito usado pelos povos orientais, é considerado um alimento que mantém a saúde e o vigor do corpo, conferindo longevidade. É basicamente diurética, tónica e mineralizante. É útil no tratamento da obesidade, problemas dos olhos, colesterol, reumatismo, pressão alta, pressão baixa e anemia. O chá e o banho de assento, das folhas, são excelentes para os problemas genitais, como corrimentos vaginais, cólicas menstruais, menstruação irregular, fibromas uterinos, quistos de ovários, inflamações da vagina, útero, trompas, ovários, prostatismo, tumores da próstata, hemorróidas, pólipos, fistulas e a maioria das doenças do períneo.

Nozes - É um alimento tónico e fortificante, útil no reumatismo e no excesso de ácido úrico.

Pepino - É diurético e tonificante do fígado e dos rins. Fortalece os cabelos, unhas e pele e combate a inflamação dos olhos. É um bom estimulante do apetite quando usado antes das refeições.

Pêra - É indicada como alimento para pessoas convalescentes. Possui acção depurativa e diurética moderada.

Pêssego - É um bom purificante dos rins e da bexiga. É também estimulante, laxativo e diurético.

Rabanete - É diurético e ajuda a normalizar as funções dos rins e a digestão, além de purificar o sangue e eliminar o catarro das vias respiratórias.Repolho - Empregue nas doenças neurológicas e nevralgias. Muito útil contra as náuseas da gravidez e a distrofia muscular. O sumo fresco aplicado nos cabelos é bom para eliminar a seborreia.

Romã - É uma fruta com efeitos adstringentes. Age também como diurético e depurativo e é indicada em casos de diarreia.

Salsa - Devido à grande quantidade de magnésio é muito eficaz para todos os casos de infecções e inflamações causadas por bactérias, vírus ou fungos. Também tem acção diurética, depurativa e tónica. Ajuda a tratar problemas do fígado, disfunções uterinas e impotência. O sumo fresco tem acção cicatrizante e é famoso o seu emprego nas hemorragias nasais.

Soja - Energético, anti asténico, hipo colesterol, remineralizante.

Tomate - Bom para artrite e cansaço sendo também diurético e laxativo.

Tremoço - Semente rica em proteína e anti diabético.

Trigo - Anti anémico e remineralizante.

Uva - A uva comum tem fama de ser diurética e purificante do sangue, ajudando a eliminar o excesso de toxinas, ácido úrico e colesterol. É um bom alcalinizante do sangue, ajudando a restabelecer o equilíbrio do ph sanguíneo. Também é útil no combate à acidez estomacal.

Teresa Ferreira

1 comentário:

cremilda disse...

SÃO PROFESSORES OU UMA QUADRILHA, UMA CORJA, UMA SÚCIA, UM BANDO ?

A Escola Estadual Luiz Gonzaga Righini, no bairro do Limão,SP, cometeu abusos e foi denunciada.
Pensa que ela se abalou ? Imagina… nem voltou atrás no abuso e ainda cometeu outros.
Suspendeu duas classes do noturno, primeiro F e primeiro G.
Suspender aluno é crime. É violação de direito, suspender duas classes ao mesmo tempo é um absurdo. Aluno que comete qualquer ato de indisciplina tem que ser corrigido. Escola é direito de aluno garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Aluno tem direito ao acesso e permanência na escola. Líquido e certo.
Liguei para a escola e a funcionária informa que a diretora está falando com os pais sobre a suspensão. Quando eu afirmei que suspensão é ilegal ela informa que não. Que a escola faz a própria lei.
Pior, é que é isso mesmo. Com a anuência da Secretaria de Educaçao.
Escola pública não obedece a lei vigente no pais.
Então é uma quadrilha?????
Quem não obedece a lei vigente no pais e faz lei paralela é quadrilha. Súcia, corja, bando.
Uma escola jamais poderia desobedecer as leis. Que tipo de cidadão a escola pública de São Paulo está formando se ela não respeita a Leis de Diretrizes e Bases. Não respeita a Constituiçao Federal não respeita o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Denunciamos essa escola porque ela transferiu para o noturno uma classe de alunos da oitava série
Uma das mães desses alunos reclamou e acha arriscado seu filho de 14 anos estudar a noite. Toda uma classe que foi reprovada.
O aluno está fora da escola. E foi feito protocolizado documento ao Governador do Estado de São Paulo. Secretario de Educaçao de São Paulo. Conselho Estadual de São Paulo, Cogesp e Corregedoria Setorial de Educação.
Então supomos que essas autoridades, estão anuentes com os abusos que a Escola Luiz Gonzaga Righini comete.
Essa escola fora da lei, não respeita a lei e cria leis a seu bel prazer.
Se alguém tiver outro sinônimo para essa conduta, me avisa e eu refaço este texto.
Por enquanto, escola com essa conduta não tem professoes.É uma quadrilha, uma corja ,súcia, corja.
Quem não respeita a lei, é bandido. É marginal.
Um educador jamais tomaria essa atitude. Um educador sabe a sua importância na formação do cidadão.
Que cidadão essa escola está formando ?
cremildadentrodaescola.wordpress.com