1.3.07

Dia da Mulher

MARIA KEIL HOMENAGEADA NOS PRAZERES

No próximo dia 8 de Março, a Junta dos Prazeres vai dinamizar um conjunto de actividades que têm em vista homenagear a pintora e ilustradora Maria Keil, figura seleccionada para assinalar o Dia Internacional da Mulher na Freguesia.

"Normalmente escolhemos mulheres com um papel relevante em termos sociais para ilustrar a figura feminina” explicou João Magalhães Pereira, presidente da Freguesia, ao Jornal do Bairro.

O objectivo será o de divulgar a obra de Maria Keil em suporte de papel e distribui-lo, juntamente com uma flor, a mulheres e crianças das escolas, para oferecerem às mães.

A Agenda Cultural de Lisboa ainda não tornou públicos os espectáculos marcados para a celebrar a data e as restantes Freguesias abrangidas pelo Jornal do Bairro também não avançaram quaisquer iniciativas.

130 mulheres morrem carbonizadas
numa fábrica em Nova Iorque

A escolha desta data remonta a 8 de Março de 1857, um dia manchado pelo sangue e que simboliza a luta das mulheres pela igualdade.

Nessa altura, as operárias têxteis da fábrica Triangle Shirtwais, em Nova Iorque, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, entraram em greve exigindo a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia, que como correctivo atearam fogo ao prédio. Cerca de 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.

No Ocidente, o Dia da Mulher foi celebrado na primeira década do século XX, mas com os “ventos opressores” que então se fizeram sentir pela Europa, a efeméride foi esquecida, só voltando à actualidade nos anos ’60, trazida pelas mãos das feministas.

À semelhança de muitas outras “datas de rastreio” que têm em vista evitar o esquecimento, também o Dia da Mulher visa recordar a importância do papel feminino na sociedade, não na sua condição de “fêmea”, de mãe ou de doméstica, mas acima de tudo como igual e capaz em relação ao sexo oposto.

São muitas as teses que justificam a existência do Dia Mulher e todas terão o seu fundo de verdade. A História confirma que as mulheres sofreram graves atentados na sua condição sexual e tanto em Portugal como noutros países mais avançados, a igualdade ainda não foi atingida, em especial porque a sociedade continua a exigir que antes de serem trabalhadoras ou políticas as mulheres sejam esposas e mães.

“We can do it”, ou “nós conseguimos” é uma das imagens mais utilizadas para ilustrar o Dia da Mulher. A fotografia data de 1942 e retrata Geraldine Doyle, uma trabalhadora de 17 anos que exibe o músculo, capaz de trabalhar o metal à semelhança dos homens da mesma fábrica. A imagem foi reeditada por J. Howard Miller, que a tornou num ícone da luta da Mulher, nos anos 80.

Comentários ao Dia da Mulher

“É muito importante existir um dia para lembrar a mulher, que faz o mesmo que o marido, chega a casa e ainda tem de trabalhar e de tratar dos miúdos. Este é um dia merecido.”
João Ferro
Presidente da J.F. Lapa

“Para mim, o mais extraordinário é ter de haver um dia especial para homenagear a mulher!”
João Magalhães Pereira
Presidente da J.F. Prazeres

Mónica Almeida

Sem comentários: