1.3.07

Alunos de Apolo


CINCO DIAS DE CARNAVAL

Em dias de Entrudo, o salão da Sociedade Filarmónica dos Alunos de Apolo é paragem obrigatória para a malta de Campo de Ourique que esteja decidida a dar um pezinho de dança ou apenas a conversar com velhos amigos.

Foi na terça-feira de Carnaval que o Jornal do Bairro se deslocou até à sede da Sociedade para ouvir os acordes da “Fórmula 5” e espreitar os passos certos e afinados de dançarinos calejados pelo hábito e pelo gosto de prestar contas à vida a rodopiar no bailarico.

Os 3,50 euros pedidos à entrada não foram contestados pelos utentes, talvez por considerarem o preço justo ou por saberem simplesmente que a verba conseguida reverte a favor dos carenciados.

Sendo grande parte do público bairrista há largos anos, já conhece o destino do valor pago pelo ingresso, em especial, nas matinés. “De segunda a sexta-feira organizamos bailes para reformados e que têm uma vertente recreativa e social”, explicou José Carlos, professor e membro da direcção da Sociedade ao JB, “o valor conseguido é utilizado nas cerca de 80, 90 refeições que oferecemos às pessoas mais necessitadas das freguesias vizinhas até à Lapa”.

À semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos, as noites de sábado e de segunda-feira foram as mais movimentadas, sendo que as cerca de 75 mesas – de quatro lugares - existentes no local foram todas reservadas.

Ralf e Olga Moeller
Campeões ensinam danças latinas

A visita vespertina do JB não nos permitiu conviver com a maior parte dos mascarados, que viriam a festejar o fim do Entrudo à noite, mas ainda assim o salão de dança esteve repleto: de gente, de alegria e de bailarinos!

Uma festa destinada a jovens dos 18 aos muitos mais anos e que só não contou com os craques da própria escola por estarem já destinados a actuar noutros locais, “eles têm espectáculos todos os fins-de-semana” e nesta época a procura é ainda maior do que o habitual.

José Carlos faz um balanço bastante positivo do Carnaval da Apolo, “foi ainda melhor do que no ano passado… no sábado e na segunda-feira fizemos um baile com três pistas e divulgámos a dança a nível internacional. Conseguimos trazer campeões de dança desportiva aos portugueses” afirmou, referindo-se às exaustivas aulas que decorreram das 16h às 23 horas e que foram dadas pelos conceituados professores de danças latinas, Ralf e Olga Moeller.

Alunos de Apolo
Distinguidos pelo Rei

A criação da Colectividade partiu da iniciativa de um grupo de cabos de polícia da freguesia de Santa Isabel que em conjunto com alguns civis da zona fundaram a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo. A banda ganhou tal reputação, que quando o Rei Dom Carlos a ouviu, em 1907, a premiou com uma batuta em prata.

Ao longo dos anos a Sociedade foi apoiando e desenvolvendo diversas actividades de teatro, música, folclore, ténis de mesa, boxe, futebol de salão, beneficência e dança, estando hoje voltada para a dança de salão e para as acções de carácter social, como é o caso dos almoços servidos aos carenciados.
Para além de esta ser uma Colectividade resistente a um final quase destinado, como aconteceu a muitas outras sociedades do género, continua a cumprir a sua missão de formar e entreter jovens, adultos e idosos e conta ainda com professores altamente credenciados a nível internacional.
M.A.

Sem comentários: