1.3.07

Correio do Leitor


Associação de Pais convidada a não intervir por incomodar depois de descobrir "podres" na Escola

Existem palavras e expressões que quando usadas em relação a crianças, nos causam arrepios, devido à incoerência da palavra com a sua aplicação.
Começado “tarde e a más horas”, lá foi de empurrão e com ameaças da associação de pais, que o dito “enriquecimento curricular” teve início na escola nº6 de Sto. Condestável, em agrupamento na escola Manuel da Maia em Campo de Ourique.
Deslumbrados que somos por novas iniciativas para bem das nossas crianças, gostámos da ideia, ainda mais, porque para muitos pais, a necessidade de “prolongamento” é de extrema importância.
Chegado que foi o fim do 1º período lectivo, a desilusão foi geral. Queixas constantes de pais e crianças, de que o nosso aconselhamento para ficarem no enriquecimento, tinha sido frustrada.
Neste momento, e depois de várias tentativas em perceber o que se estava a passar, a associação de pais entrou em contacto com a C.M.L. pedindo uma reunião de esclarecimento, o que passado que foi um mês, ainda não nos foi dada qualquer resposta.
Deparámo-nos com o maior “vandalismo”, a maior falta de “civismo” e o maior desprezo pela educação e pelas nossas crianças.
Explique-nos quem puder (e souber), como se disse inicialmente, que o “enriquecimento curricular” seria das 15:30h às 17:30horas, e nesta escola, só tem início às 15:45h, ficando 250 crianças entregues a duas auxiliares?! Como se explica que numa aula de “cidadania” do 2º ano de escolaridade, se apresentem 3 crianças à janela de um 1º andar, com os pés virados para fora, enquanto o “professor/monitor” se encontra na sala?! Como se explica que o pátio do recreio seja um perigo constante com brinquedos degradados e lixo acumulado?!
Como se explica que as casas de banho ao fim do dia estejam tão ou mais porcas do que as do metro de Lisboa e que de manhã, por volta das 9:30h assim continuem, sendo a associação de pais informada que a colega que as limpa, só o fará por volta das 14h?!
Pois é, e como se não bastasse, e fosse um incómodo para a coordenação, professores, agrupamento e sabemos lá nós quem mais, (ainda não investigámos, mas havemos de lá chegar), a associação de pais desta escola, tornou-se incomodativa, por se dar conta de tudo isto e muito mais (que daria páginas e páginas para um jornal), de tal modo que foi convidada a não permanecer na escola durante muito tempo.
Explique-nos quem souber porque é que na aula de “cidadania” se joga WRESTLING, havendo já no pátio um local específico onde o jogo é praticado, amedrontando muitas crianças que começaram a recusar ir à escola e ao “prolongamento”; as crianças, algumas já agressivas por natureza social diversa, tornaram-se mais agressivas, tendo já a associação de pais presenciado queixas de professores pela instabilidade dos alunos; dos pais, que acham os filhos muito agressivos mesmo em casa.
As aulas de ginástica com 39 alunos, mas que aulas são estas?
Estamos no fundo a enriquecer quem? Os “professores/monitores”que ainda ninguém percebeu que pedagogia usam, porque não dominam a sala de aula?! Os “professores /monitores” que invadem o material das salas dos professores titulares?! Ou a Sra. Ministra da educação que quer fama para se deitar a dormir?!
E como se não bastasse, “talvez a bem da economia” uma “mandatária” da ITAU, ordena à Sra. da cozinha (e ouvido por elemento da associação), que em vez de quatro almôndegas, só pode dar duas a cada criança.
Por estas e muitas mais, a associação de pais se tornou incomodativa, mas paciência, porque não arredamos pé.
Bonito vai o País, mas mais bonita vai a educação dos Homens do futuro, que governarão este mundo.

A Associação de Pais

Sem comentários: