19.7.07

De Férias

COM O BOBBY EM SEGURANÇA

No passado mês de Junho a Câmara Municipal de Lisboa iniciou uma nova Campanha de intercâmbio de animais domésticos nas férias.

O abandono de animais, em especial de cães não é um fenómeno de agora, mas as estatísticas tendem a elevar-se assim que sopram as primeiras lufadas mais quentes do Verão. Com o objectivo de inverter a tendência, o departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da CML, a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais e a SOS Animal têm vindo a unir esforços, desde 2003, para acolher os animais que se poderiam tornar um empecilho e ser abandonados nesta estação.
À semelhança de anos anteriores, as Instituições criaram uma bolsa de voluntários e também donos de animais, de forma a cuidarem, entre si, de outros “Bobbys” em períodos de ausência temporária.
Os aderentes à iniciativa tomam conta do animal de estimação de outra pessoa enquanto ela se encontra em período de férias tendo a garantia de que quando o inverso ocorrer alguém irá também cuidar do seu animal.
Para além do intercâmbio, a SOS Animal apoiou ainda o projecto com a criação de famílias de acolhimento temporário que aceitam hospedar animais durante as férias dos seus donos sem necessidade de reciprocidade.
Segundo a Liga dos Direitos dos Animais existem voluntários disponíveis na Capital e seus arredores, como Benfica, Oeiras ou Parede e ainda espalhados pelo país, no Barreiro, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Ermesinde, Fonte da Telha, Linda-a-Velha, Manique, Mem Martins, Odivelas, Olival de Basto ou Rinchoa.
A Liga apresenta também um conjunto de recomendações para os que tencionam levar o animal doméstico para as férias. Por maior que seja a vontade, a primeira regra é fundamental, confirmar se no destino de eleição são permitidos animais! É também conveniente garantir que o local reúne as condições de bem-estar e que tem apoio veterinário.

Do abandono à adopção

Porque o abandono dos animais não só é considerado um atentado e coloca em risco a vida das pessoas que circulam nas estradas, não é demais lembrar que abandonar animais é um crime punido com coimas que podem ir dos cerca de 3.700 euros até aos quase 50 mil euros.
Muitos dos animais errantes encontrados nas ruas alfacinhas seguem para o Canil/ Gatil Municipal e quando o seu dono não for conhecido podem ser adoptados gratuitamente. A todos os canídeos com mais de 3 meses é feita a identificação electrónica gratuita, bem como as acções de profilaxia médica em vigor - vacinação anti-rábica, desparatização interna e a esterilização.
Para adoptar um animal basta fazer a sua marcação, dirigir-se ao Canil e ali apresentar o seu Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte.
Entre os animais disponíveis para adopção destacam-se diversos gatos, cães de raças conhecidas como o Dogue de Bordéus, o Coker, o Husky, ou o Rottweiler, mas são as raças indefinidas as mais frequentes, sem que por isso devam merecer menor atenção ou deixem de ser um fiel amigo ou um divertido animal de companhia…

Mónica Almeida

Sem comentários: