19.7.07

Automóveis

Ford Focus S 1.6 TDCi
Familiarmente desportivo

Um look mais desportivo, um leque de equipamento reforçado e uma motorização económica mas de bom fôlego, são alguns dos argumentos da nova versão S da gama Ford Focus.

A família Ford Focus carrega a responsabilidade de ser uma das gamas mais vendidas no mercado nacional. Apesar disso a marca americana deseja elevar a fasquia, ou seja, aumentar o volume de vendas e o posicionamento da gama no nosso mercado.
Com vista a atingir tais objectivos, a Ford reforçou a gama Focus com o lançamento de duas propostas situadas entre a versão de acesso à gama, o nível Trend, e as duas opções de topo, Titanium e ST.
Desta feita vamos debruçar-nos sobre o Ford Focus S 1.6 TDCi, cujos novos atractivos consistem nos pára-choques dianteiro e traseiro, no spoiler traseiro médio e nas jantes de liga leve de 17 polegadas.
Quanto à componente equipamento, os atributos especiais do Focus S compreendem a consola central cromada e o sistema Bluetooth com V2C (Voice to Control) em Português.
Recorde-se que último sistema permite ao condutor operar em sistema de “mãos-livres” a estação de rádio, a escolha da faixa de CD, bem como a utilização do sistema Bluetooth caso o seu telemóvel suporte essa função.
Refira-se, entretanto, que a lista de equipamento de série desta versão é bastante completa.
Sentados no envolvente posto de condução, podemos usufruir de uma boa ergonomia de todos os comandos e instrumentos, bem como da a direcção electro-hidráulica assistida (EHPAS). Tal permite-nos desfrutar em pleno do bom chassis, que nos permite curvar rápido e eficazmente, quando exploramos os atributos do motor 1.6 TDCi. A nossa versão debitava 109 CV às 4000 rpm e o binário máximo de 240 N.m (260 em overboost) às 1750 rpm, sendo que a suspensão (sendo traseira desportiva) se revelou à altura de todas as solicitações. Isso além de proporcionar um bom nível de conforto em todos os pisos.
No que respeita ao equipamento de segurança — note-se que o Focus foi classificado com cinco estrelas no Euro NCAP —, enumerem-se o duplo airbag, os airbags laterais e de cortina, os cintos dianteiros com pré-tensores e dispositivos de retracção.
Uma última palavra, para nos referirmos aos baixos consumos em cidade e à sua fácil utilização urbana, momrmente na hora de estacionar.

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 1560
Potência máx. (CV/rpm) 109/4000
Binário máx. (N.m/rpm) 240/1750
Emissões CO2 (g/km) 127
Velocidade máx. (km/h) 188
Aceleração 0/100 km/h (seg.) 10,9
Consumo misto (l/100 km) 4,8
Preço versão (€) 27.250

Túlio Gonçalves

Sem comentários: