5.7.07

Automóveis

Nissan Navara 2.5 DDTi Cabina Dupla 4x4 LE Premium IT
Encantador ambiente de trabalho

Quem trabalha tem o direito de desfrutar de certas mordomias, até há alguns anos exclusivas dos automóveis de luxo. Quem assim pensa, encontra na gama da última geração da Nissan Navara várias opções, entre as quais a versão 2.5 DDTi Cabina Dupla 4x4 LE Premium IT.

É certo que muitos dos aficionados deste tipo de veículo não lhe atribui uma utilização meramente laboral, mas é igualmente certo que quem trabalha tem direito a fazê-lo com algum conforto.
Claro que as mordomias se reflectem no preço final (37.100 euros), mas a sua classificação como veículo comercial possibilita a dedução fiscal do IVA. Nessa eventualidade esta Nissan Navara 2.5 DDTi Cabina Dupla 4x4 LE Premium IT, revela-se um “acessível” e apetecível instrumento de trabalho, cuja capacidade de reboque e carga se traduz em 2,3 toneladas e em 1550 kg, respectivamente.
Aliás, a relação preço/equipamento desta confortável Navara — sim confortável, pois acomoda sem críticas cinco adultos e a suspensão é urbana q.b. —, revela-se justa. Seis airbags, volante em couro com comandos áudio e do cruise control integrados, vidros e retrovisores eléctricos, computador de bordo, faróis automáticos, bancos em couro reguláveis electricamente, ar condicionado “dual zone” e tecto de abrir eléctrico são algumas das mordomias.
Recorde-se ainda a dotação do Pack IT, o qual inclui o sistema de navegação Birdview com monitor HMI a cores de sete polegadas, integração do telemóvel por Bluetoth e rádio Premium de 6 CD com leitor de MP3.
Lamentavelmente esta versão não dispunha de sistema de parqueamento, o que daria muito jeito dadas as dimensões desta Navara.
Em termos dinâmicos esta Nissan Navara é irrepreensível. Aliás, o gozo que se costuma retirar da usual “autonomia” das traseiras das pick-up é aqui mais difícil de desfrutar. O motor de 171 CV, debitados às 4000 rpm, e 403 nm, produzidos às 2000 rpm, revela uma subida consistente e suave de regime, sendo económico e muito agradável de explorar. Pena que o CE limite a sua velocidade a 110 km/h. A caixa de seis velocidades é de fácil engreno e está bem escalonada.
Uma última palavra para o interior digno de um ligeiro de passageiros, onde a habitabilidade e o conforto não são palavras vãs, sendo ainda de salientar a boa insonorização do habitáculo.

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 2488
Potência máx. (CV/rpm) 171/4000
Binário máx. (N.m/rpm) 403/2000
Emissões CO2 (g/km) 264
Velocidade máx. (km/h) n.d.
Aceleração 0/100 km/h (seg.) n.d.
Consumo misto (l/100 km) 9,8
Preço versão (€) 37.100

Túlio Gonçalves

Sem comentários: