5.7.07

Automóveis

Toyota Auris 1.4 D-4D Sol
Opção racional

Dentro da gama Auris de 1.4 litros, a versão D-4D Sol revela-se a opção mais inteligente, com adiante o demonstraremos. Falar de novo no equipamento, conforto ou agradabilidade de condução seria repetir os atributos do 1.4 VVT-i. Sejamos, pois, práticos.

Como havíamos prometido anteriormente, nesta edição do JB vamos debruçar-nos sobre o Toyota Auris 1.4 D-4D Sol. Quando comparado como o novo Toyota Corolla 1-4 D-4D Sol, este mesmo motor, que debita 90 CV às 3800 rpm e 190 n.m constantes entre as 1800 e as 3000 rpm, mostra um outro fôlego neste último.
Ou seja, a sua resposta é mais lesta e agradável, contrariando a expectativa criada pelo factor psicológico induzido pela carroçaria mais desportiva do Auris. Não obstante, isso não impede de estarmos perante um produto que tem atributos “naturais” convincentes.
Relembramos os argumentos enunciados no nosso primeiro teste ao Auris, tais como o conforto, a generosa habitabilidade, o design arrojado, inclusive, ao nível do equipamento e instrumentos, etc.
Analisemos, portanto, as diferenças entre as duas motorizações 1.4 litros — VVT-I a gasolina (VVT-I) e D-4D a gasóleo — e vejamos quem merece os louros.
O Toyota Auris 1.4 D-4D apresenta à partida uma desvantagem (?!). O seu preço de 25.315 euros revela-se 2.085 euros mais caro do que a versão VVT-I, orçada em 23.320 euros.
Porém, o facto do litro de gasolina ser mais caro cerca de 32 cêntimos do que o litro de gasóleo, poderá mostrar-se compensador a médio prazo. Especialmente se faz muitos quilómetros ou está muito tempo nas filas do trânsito. Tudo porque, em termos de consumos, o D-4D ganha em consumo urbano (5,8 vs 8,7 l/100 km) e no misto (5,0 vs 6,9 l/100 km). Basta fazer algumas contas para ver que os euros iniciais a mais são facilmente diluídos.
Depois existe a questão das performances, sendo que mais uma vez o Diesel leva a palma: 12 s contra os 13 s do VVT-I e 175 km/h de velocidade máxima, mais cinco do que o gasolina.
Enfim, contabilize e escolha.

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 1364
Potência máx. (CV/rpm) 90/3800
Binário máx. (N.m/rpm) 190/1800~3000
Emissões CO2 (g/km) 132
Velocidade máx. (km/h) 175
Aceleração 0/100 km/h (seg.) 12,0
Consumo misto (l/100 km) 5,0
Preço versão (€) 25.315

T.G.

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