6.6.07

Automóveis

Peugeot 607 2.2 HDi 170 CV
Ministeriável

O Peugeot 607 continua a ser uma das mais apetecíveis berlinas executivas do mercado. Se aos seus outros argumentos adicionarmos o motor 2.2 HDi de 170 CV, então temos um carro digno de transportar… o nosso primeiro-ministro.

Um habitáculo qual salão, bancos confortáveis, equipamento muito completo, boa posição de condução, conforto em qualquer tipo de piso… Eis alguns dos atributos que tornam o Peugeot 607 2.2 HDi de 170 CV… ministeriável. Ao ponto de levarem o primeiro-ministro José Sócrates a adquirir um exemplar.
Pode, portanto, dizer-se que o nosso chefe de Governo tem bom gosto e que, decerto, gostará de fazer o gostinho ao pé direito. Para tal, tem à disposição os 170 CV que o 607 2.2 HDI debita às 4000 rpm, e um binário máximo de 370 N.m às 1750 rpm, que debela qualquer eventual resposta amorfa em condução citadina. Aliás, há que dosear o arranque.
Tal prontidão na resposta, apesar das suas dimensões e peso, devem-se também ao propulsor duplamente sobrealimentado e à injecção directa common rail de 3ª geração (injectores piezoeléctricos de sete orifícios). Como o Ambiente está na ordem do dia, recorde-se que este 607 dispõe de filtro de partículas (FAP).
Para pôr tudo isto a andar, podemos contar com uma caixa manual de seis velocidades rápida e precisa, que permite explorarmos confortavelmente as potencialidades deste 2.2 HDi.
A condução é fácil e descontraída em qualquer tipo de utilização, sendo a suspensão irrepreensível tanto em estrada como em cidade. O mau estado dos pisos é absorvido sem queixas e nas estradas mais sinuosas o compromisso chassis/suspensão resulta sem críticas a assinalar.
Do vasto equipamento de série, apraz-nos destacar dois itens: o cruise control — cada vez mais útil nas cada vez mais “radarizadas” estradas portuguesas — e o sensor de estacionamento — sonoro e a cores, muito útil para estacionar este confortável gigante.
Muito fica por descrever em termos de mordomias, mas teríamos de fazer um pequeno testamento, que atestaria que os 52.950 euros se justificam dada a relação qualidade/equipamento/conforto e comportamento.

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 2179
Potência máx. (CV/rpm) 170/000
Binário máx. (N.m/rpm) 370/1750
Emissões CO2 (g/km) 170
Velocidade máx. (km/h) 224
Aceleração 0/100 km/h (seg.) 9,3
Consumo misto (l/100 km) 6,4
Preço versão (€) 52.95023.230

Túlio Gonçalves

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