6.6.07

Feng-shui

Feng-Shui para a Sala

A sala é a divisão mais yang da casa. Por ser um espaço onde têm lugar actividades várias, a sua decoração deve ter em conta a natureza dessas actividades e promover o equilíbrio entre as partes.

Regra geral, a sala é a divisão mais dinâmica e multifuncional da casa. É uma área social onde convivemos com a família e amigos, tomamos refeições, para muitos é também um local de trabalho, ou que serve apenas para aproveitar os momentos de relaxe.

Idealmente, as salas de jantar e de estar deveriam ser zonas distintas. Hoje em dia e sobretudo nas construções mais recentes, esta divisão não é possível e acabamos por concentrar as duas no mesmo espaço, muitas vezes sem as diferenciar.

A sala de jantar deve ter uma área superior à de estar, pois está associada à abundância e simboliza a prosperidade da família. O centro da casa é a melhor localização para a sala de jantar; a energia que resulta da reunião da família durante uma refeição é bastante positiva e se for emanada a partir do centro para o resto da casa, melhor será o efeito.

Um espelho que reflicta a mesa de jantar simbolicamente ajudará a duplicar a quantidade de comida e a prosperidade e por outro lado fará a sala parecer mais espaçosa. Contudo, os espelhos não deverão reflectir a porta, para que a energia ao entrar não seja reencaminhada de volta para a saída. A sala deverá estar sempre muito bem limpa e decorada, de forma a estimular os sentidos, especialmente o apetite. Por exemplo, flores frescas ou uma taça com fruta na mesa vão atrair boas energias. Uma boa iluminação também estimulará o fluxo energético.

Se não existe uma verdadeira separação da sala de jantar, poderemos criá-la utilizando um biombo. As divisórias também são úteis se, na mesma sala, tivermos um espaço de trabalho (por exemplo uma secretária com computador). É importante separar as áreas de acordo com a sua finalidade, mantendo a privacidade e natureza de cada uma delas. A sala de jantar não deve ficar de frente para a porta principal e se for o caso, o biombo será aqui uma boa solução.

A sala de estar é a divisão que reflecte a personalidade e o gosto de todos os elementos da família. Deverá haver cuidados especiais na decoração deste espaço. Por exemplo, evitar expôr objectos que provoquem a sensação de ameaça, como espadas de colecção, outros objectos cortantes ou demasiado pontiagudos, quadros com imagens agressivas, tudo o que nos faça sentir desconfortáveis.

Fotografias com pessoas felizes, divertidas e sorridentes despertam-nos boas sensações e têm uma energia mais vibrante. Não devemos colocar fotografias de pessoas que já faleceram juntamente com pessoas ainda vivas, deverão sim ser mantidas em molduras separadas.

A televisão e outras aparelhagens não devem estar muito próximos das pessoas, pois libertam radiações electromagnéticas. Junto a estes aparelhos poderemos colocar um quartzo transparente, uma vez que este cristal atenua os efeitos nocivos dessas radiações.

Obviamente, dispomos a sala de estar consoante o nosso estilo de vida e preferências. Por exemplo, se para a família o convívio entre os membros é o mais importante, então há que dispôr os móveis de forma a que a televisão não se imponha como elemento central.

Uma sala bem iluminada e arejada potencia o dinamismo e o lado yang do espaço. Mais uma vez, é importante não acumular revistas, jornais, ou objectos sem utilidade na sala, para que a energia flua sem entraves. Há que ter em conta que as pessoas precisam de espaço para se mover, quer sentadas ou em pé, por isso é de evitar sobrecarregar o espaço com demasiados móveis ou assentos que obstruam a passagem e a mobilidade. Os móveis e estantes não deverão ser muito altos para não oprimirem. O ideal é conseguir chegar-se a um ponto de equilíbrio e proporcionalidade do mobiliário em função do tamanho da sala.

Devemos evitar ficar de costas voltadas para a porta, o ideal seria todos verem a porta e terem uma perspectiva geral do espaço. Convém que os sofás fiquem encostados a uma parede, para proporcionar um maior suporte e protecção.

Se existem vigas no tecto, não devemos colocar sofás ou cadeiras por debaixo (isto é válido para qualquer espaço), pois as vigas são shars (má energia). Na disposição dos móveis, também devemos evitar formar arestas e quinas bicudas (o ideal são móveis com cantos arredondados).

As salas com forma regular são as melhores. Se tiver forma de «L», dará a sensação de estar incompleta e poderemos colocar nesse canto uma planta, um foco de iluminação, ou até mesmo um espelho para recriar o espaço em falta. Os cantos deverão ser decorados de forma a que a energia possa sempre fluir, sem bloqueios. Como são zonas demasiado yin com propensão para a estagnação energética, se as decorarmos com elementos mais yang (luzes por exemplo), estamos a gerar um maior equilíbrio.

Se queremos dinamizar mais a sala, podemos recorrer a cores mais vivas e a uma maior variedade de materiais (madeiras, cerâmicas, vidro,...). Por outro lado, se a sala já apanhar demasiada luz e se tiver vista para uma rua muito movimentada (yang), podemos equilibrá-la utilizando cores mais sóbrias ou cortinados mais grossos, que filtrem o excesso de luminosidade.

Uma forma de acalmar os ânimos e eventuais discussões na sala passa por colocarmos uma taça com água no centro da divisão, pois a água parada ajuda a apaziguar, promovendo assim mais harmonia.

Procurar o equilíbrio entre os vários pólos é fundamental, pois é este equilíbrio que ajuda a energia a fluir e que nos faz sentir mais confortáveis.

Cristina Almeida
Consultora de Feng-Shui

Sem comentários: