6.6.07

Ambiente

“Ciência nas Férias” para alunos do ensino secundário

As aulas estão quase a acabar… depois vêm os exames e finalmente as merecidas férias grandes. Para milhares de alunos do Ensino Secundário este é o ano das decisões, a universidade chega já em Setembro; para outros, as dúvidas sobre que curso frequentar ainda não lhes tira o sono, pois a chegada desse momento ainda não está para breve.

Certo é que tanto uns como outros vão poder antecipar a experiência da vida universitária e o dia-a-dia de laboratórios de investigação científica, já neste Verão de 2007. Para tal, basta acederem ao sítio da Ciência Viva e candidatarem-se a 4 estágios científicos, divulgados pelo programa “Ciência nas Férias”, entre as dezenas que são propostos por inúmeros laboratórios de investigação científica, espalhados um pouco por todos os institutos e universidades do nosso país.

O programa “Ciência nas Férias” enquadra-se num outro de âmbito mais alargado, o programa “Ciência Viva”, da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia e do Ensino Superior. O período de inscrições decorre até ao dia 15 de Junho de 2007. A participação nestes estágios é gratuita, havendo a possibilidade dos participantes ficarem instalados nas residências universitárias durante o período do estágio, isto se este ocorrer num local afastado da área de residência. Cada aluno pode concorrer a 4 estágios, contudo, apenas poderá frequentar 1 dos escolhidos. Há estágios para todos os gostos, desde a biologia à física, da química à bioquímica, da geologioa à engenharia; o único problema vai ser escolher entre os que mais agradam. Eu, por exemplo, vou estar responsável por um estágio no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, que se intitula “Que idade têm os peixes que comemos?”. No final do estágio, cada instituição passará um diploma a todos os alunos que os tenham frequentado com assiduidade.

As regras definidas para a participação nos estágios são explicadas a seguir.

Assim, na inscrição nos estágios, os candidatos deverão definir os 4 estágios por ordem de preferência, uma vez que é um critério de selecção dos candidatos. Será conveniente, embora não seja obrigatório, incluir na candidatura uma referência de um professor, ou outro educador, que conheça bem o perfil do aluno e que ateste a sua adequação ao estágio pretendido. O formulário tem um campo próprio para introduzir esta informação, permitindo anexar um ficheiro com o documento. O documento deve ser muito sucinto, não devendo exceder um parágrafo. Esta referência também será tida em conta pelos investigadores na selecção dos candidatos. As desistências dos estágios devem ser evitadas, uma vez que impedem a sua frequência por outros alunos interessados. Contudo, no caso de surgir um imprevisto que obrigue a uma desistência, esta situação deverá ser comunicada para o endereço de correio electrónico cienciaferias@cienciaviva.pt com a máxima antecedência e respectiva justificação, para que a vaga possa ser atribuída a outro candidato. O não cumprimento deste requisito pode impedir o aluno de participar na próxima edição da “Ciência nas Férias”.

Fica então aqui a minha sugestão para uma ou duas semanas das vossas férias de Verão. Acredito que será uma experiência bastante proveitosa, pois podem começar já a estabelecer contactos com os futuros professores e colegas da universidade para onde pretendem ingressar em Setembro, ou então podem aproveitar o estágio para desfazerem as dúvidas que têm sobre o curso que pensam escolher. As férias grandes vão deixar de ser só sinónimo de idas à praia para surfar, férias com os pais, saídas à noite e vegetar em frente à playstation ou no messenger. Reservem na vossa agenda uma ou duas semanas para fazerem “Ciência nas Férias”. Vamos ficar à espera que nos contem como foram as vossas experiências. Até breve!

Pedro Morais

Sem comentários: