8.6.07

Dia Mundial da Criança
CAPITÃO BARBA NEGRA AO ATAQUE!

O Dia Mundial da Criança foi marcado por diversas iniciativas que fizeram a delícia dos mais pequenos. Enquanto a Freguesia de Alcântara inaugurou o “Espaço A Brincar”, Campo de Ourique foi invadido por centenas de crianças que se divertiram em insufláveis gigantes.

Desde o início do mês que a Urbanização Vale de Alcântara, no Bairro da Liberdade, conta com o “Espaço A Brincar”, um projecto que visa dar a conhecer os princípios e as disposições da Convenção dos Direitos da Criança e a facilitar a construção de uma comunidade de desenvolvimento em rede.
Para já, a iniciativa é destinada a crianças entre os 5 e os 12 anos, estendendo-se, numa próxima fase, aos jovens entre os 12 e os 18, bem como às famílias, técnicos e profissionais das áreas da infância e juventude.
A cerimónia de abertura do “Espaço A Brincar” contou com a presença da presidente da Comissão Administrativa, Marina Ferreira.
em Campo de Ourique, o adro da Igreja de Santo Condestável reuniu um conjunto de actividades onde não faltaram as estrelas do Dia, as Crianças, nem os animadores vestidos ao rigor infantil desejado.
E porque “o jogo é uma actividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão”, a Igreja foi ocupada por duas estruturas insufláveis de grande dimensão que os miúdos puderam explorar. Apesar do “Castelo das Arábias” ser bastante requisitado, o navio do “Capitão Barba Negra” foi sem dúvida o que contou com a maior fila de crianças interessadas em empoleirar-se e descer pelo escorrega “de ar”.

O Projecto “Aprender, Sentir e Pensar” foi promovido pela Junta de Freguesia, em parceria com o sector da Actividade Lúdica do Instituto de Apoio à Criança, com os Bombeiros Voluntários da Ajuda e de Campo de Ourique e com a 24ª esquadra da PSP de Lisboa. Para além das referidas estruturas, o espaço encheu-se ainda de jogos, sessões de contos, oficinas de “tererés” e de pinturas faciais, animações e a iniciativa “Cucu… Bebé” com escorregas, balancés, “mexeginásios”, “pu-lim-pu-lão” e “tor-ni-co-tim-tor-ni-co-tão”, brincadeiras e palavrões que ainda que não conheçamos são a linguagem preferida dos pequenitos!

M.A.

Sem comentários: