Túnel do Marquês
O Túnel do Marquês vai ser inaugurado em Abril, assim que “os testes de segurança e de ventilação” que estão a ser efectuados no local tenham resultados positivos, avançou Cristina Valério, assessora do presidente da Câmara Municipal de Lisboa - CML, ao Jornal do Bairro.
Apesar da data da inauguração ainda não estar definida, os trabalhos à superfície já estão concluídos, faltando apenas terminar a rampa de saída para a Avenida António Augusto de Aguiar, que vai permanecer fechada dependendo de uma empreitada da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa que ainda não dispõe de prazo para arrancar.
Este é mais um dos dramas do Município que parece ter os dias contados. O Túnel partiu de uma proposta de Pedro Santana Lopes, presidente da CML, em
Na passada semana, o ex-autarca admitiu mesmo, numa conferência alusiva ao tema “Os Problemas de Lisboa”, que este Túnel é “o mais seguro de Lisboa” e “quase” o mais seguro da Europa.
Segundo Carmona Rodrigues, presidente da CML, as diferenças entre a infra-estrutura actual e a projectada pelo anterior executivo são visíveis, até porque “este é bem melhor, melhor fundamentado e mais seguro”, declarou.
No entender de Carmona, as vantagens existem “não só nas alterações estruturais, como na velocidade limitada a 40 quilómetros/ hora e controlada por radares e câmaras, na proibição à circulação de pesados, no piso rugoso e no facto de dispor de uma grua, para acudir em caso de empenagem e de duas saídas de emergência, além das entradas e saídas existentes de 150 em
A luz ao fundo do Túnel
Desde que a ideia surgiu que muitas vozes se levantaram contra, entre elas a do agora vereador Sá Fernandes, que em 2004 lhe interpôs uma providência cautelar e a da Quercus.
A Associação de Conservação da Natureza acusou a CML de dificultar o livre acesso à pouca documentação existente, a ausência de estudos de tráfego que indicassem quais as zonas de maior problemática de acessibilidades e a inexistência de um estudo de Impacte Ambiental.
Para contribuir para a dor de cabeça de Santana Lopes, em
“Concorda com a construção do denominado Túnel das Amoreiras, concretizado no Desnivelamento em Túnel da Av. Joaquim António de Aguiar até à Praça do Marquês de Pombal com saídas para a Rua Artilharia um, Av. Fontes Pereira de Melo e Av. António Augusto de Aguiar aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa em 23 de Maio de 2002?”
O referendo não se concretizou mas foram vários os grupos de ambientalistas que alertaram para o facto se estarem a desviar muitos dos lençóis de água da cidade para a zona ribeirinha.
Volvidas as 72 semanas de obra prometidas em 2002 e serenados os ânimos da discórdia, passados 5 anos, o Túnel acabou por ser construído. A sua extensão é de
Aberta a circulação automóvel ao Túnel do Marquês, este percurso rodoviário deverá ser mais fácil, prometendo desnivelar os percursos directos de entrada e saída no centro e libertando a superfície para os transportes públicos e para a circulação local.
Esta pode – ou não – ser a luz ao fundo de um Túnel que há muito deixara às escuras as Freguesias vizinhas. O JB vai acompanhar a situação!
Mónica Almeida
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