12.4.07

Estrela

155 ANOS, HÁ FESTA NO JARDIM!

No passado dia 3 de Abril o Jardim da Estrela fez 155 anos, uma idade avançada e que por isso foi festejada com muita festa que promete continuar até ao final do mês.

A celebração teve início no domingo, dia 1 de Abril, quando se realizou a habitual e mediática Feira de Artesanato Crafts & Design e onde actuaram o Coro da Junta de Freguesia de Lapa e o Águila dj.
De acordo com Nuno Ferro, presidente da Junta de Freguesia da Lapa, “estamos a desenvolver uma série de actividades” no local e a ideia é que se realizem ainda mais.
O Jardim tem vindo a contar com a Crafts & Design, uma feira organizada por um grupo de artesãs denominado Arquitexturas, e que a partir do próximo dia 29 de Abril se passa a realizar não só no primeiro domingo do cada mês, como também no último. À semelhança das restantes, esta 8ª. edição vai contar com os habituais certames temáticos, sendo que a ideia para Abril é “155 Anos! Festa no Jardim”.
Continua ainda a decorrer a iniciativa “Open Your Eyes and Make a Wish”, onde os visitantes e os participantes podem dar largas à imaginação e exprimir, nas três telas existentes no local, todos os seus desejos.
Para além deste evento a Junta apoia uma Feira de Antiguidades que se realiza ao 3º. sábado de cada mês. E porque a ideia é “alargar estas a mais acções de forma a dinamizar o jardim todas as semanas”, Nuno Ferro refere-se a outras actividades previstas, como “uma feira de coleccionismo e de banda desenhada”.
Na realidade, as “ideias não faltam”, resta agora esperar para ver!
Uma das memórias mais interessantes que estão associadas ao Jardim refere-se a uma jaula que ali foi colocada e onde esteva o famoso leão da Estrela, oferecido, em 1871, por Paiva Raposo.
Mas as curiosidades não se ficam por aí, estendendo-se à existência uma montanha russa e de um coreto em forma de barco no meio do lago, que causaram sensação na altura. Actualmente, o Jardim serve de domicílio a 11 espécies de aves, entre as quais os guarda-rios e as alvéolas-cinzentas, e a 34 espécies de árvores, entre elas a árvore-orquídea, o dragoeiro, a bananeira, os coqueiros-dos-jardins, os jacarandás ou os metrosideros.

Texto: M.A.
Foto: Florbela Salgueiro, Arquitexturas

Sem comentários: