26.4.07

Feng-Shui

A Porta de Entrada

Feng-Shui significa «Vento Água», que são duas formas fundamentais de energia da vida.

O chi é a força vital presente em tudo e o propósito do Feng-Shui é ajudar a criar ambientes nos quais esta energia possa fluir naturalmente (nem depressa demais, nem com entraves que a impeçam de circular).

Se, na casa, a energia circular livremente, as pessoas que nela habitam sentir-se-ão também mais energizadas. Geralmente depois de se proceder a pequenas alterações em casa, acabamos por nos sentir mais bem dispostos e renovados.

Uma dica muito simples passa por mantermos a casa arrumada, sem acumulação de mobílias, papéis e afins (por exemplo, roupa guardada há anos no armário e que já não vestimos, revistas e jornais antigos que não voltaremos a ler, bujigangas que nunca utilizámos...). A desarrumação e a acumulação de muitos objectos origina energia estagnada e quando nos desfazemos de coisas que já não utilizamos ou que para nós não têm já um significado especial, estamos simultaneamente a desatravancar a casa, e simbolicamente a permitir a entrada de novas oportunidades nas nossas vidas. Convém interrogarmo-nos se realmente necessitamos de coisas que continuamos a guardar. Se não tiverem já qualquer utilidade, o melhor é desfazermo-nos delas.

A porta de entrada simboliza a entrada de energia na casa e por isso convém que abra sem obstáculos (bem oleada e sem móveis ou outros objectos por detrás). A porta principal e o hall de entrada é como se fossem um cartão de visita da nossa casa, basta pensar que nós próprios, ao entrarmos em casa, preferimos sentir harmonia a encontrar um espaço atolado de coisas, que apenas provocará uma sensação de desconforto.

Convém que o hall de entrada seja amplo ou que pelo menos esteja desobstruído, arejado e bem iluminado (para criar um ambiente acolhedor e convidativo ao entrar em casa). Se o hall for diminuto ou não apanhar luz natural, podemos ajudar o chi a fluir através da utilização de tons mais vivos que alegrem a entrada.

Não é conveniente ter a casa de banho ou a cozinha em frente à porta principal, pois como são zonas de escoamento, a energia ao entrar em casa, simbolicamente será também escoada (é importante em qualquer situação manter a porta da casa de banho fechada). Nestas situações, uma planta viva ou um objecto colocado entre a porta e a casa de banho, cozinha ou despensa (por ser uma área de armazenamento, com energia estagnada) ajudarão a equilibrar o fluxo de energia, pois esta ao entrar em casa, não se dirigirá de imediato para as zonas menos benéficas.

Relativamente à utilização de plantas, importa salientar que deverão estar bem cuidadas, pois folhas secas significam energia morta. Por este motivo, também é preferível ter flores artificiais (enquanto representação das plantas verdadeiras), em vez de flores secas. Também um quadro ou outro objecto alusivo a plantas simbolizam energia viva. Uma planta muito utilizada no feng-shui é o bambu, que simboliza protecção e longevidade.

Não é de todo recomendável ter um espelho em frente à porta principal, pois o chi mal entra em casa, em vez de se instalar e circular livremente, será irradiado de volta ao exterior. Já um espelho colocado ao lado da porta de entrada, poderá ajudar a tornar o hall mais amplo, sem prejudicar o fluxo energético.

Devemos prestar alguma atenção aos cantos, pois por norma acumula-se lá energia estagnada (se não há qualquer elemento que induza ao movimento, não haverá energia a fluir). Podemos colocar algo harmonioso nos cantos (por exemplo um vaso com uma planta), de forma a disfarçar as arestas mais bicudas, e permitir que a energia se mova.

Se a porta de entrada der para um corredor longo, podem colocar-se alguns objectos decorativos ou uma planta no corredor, para que o chi mal entre em casa, não se mova depressa demais através do corredor (pois assim o espaço não será devidamente energizado e as pessoas que residem na casa poderão sentir-se mais cansadas).

O mais importante é termos noção que, independentemente do tipo de entrada, podemos sempre fazer algo para ajudar a energia a fluir de forma mais harmoniosa.

Cristina Almeida

Sem comentários: