26.4.07

Automóveis

Mitsubishi Colt 1.5 CZT
Um pequeno endiabrado

Para os condutores de espírito citadino que, todavia, não prescindem de um veículo de “coração grande”, o Mitsubishi Colt 1.5 CZT é uma proposta a ter realmente em conta. A isso pode somar-se uma condução desportiva, a facilidade de estacionar e uma estética cativante.

As dimensões deste Mitsubishi Colt 1.5 CZT adequam-se claramente a uma utilização urbana, sendo isso notório na altura de estacionar e arrefecer o coração da máquina.
O motor 1.5 Turbo MIVEC, com intercooler e 16 válvulas, que debita 150 CV às 6000 rpm e produz um binário máximo de 210 N.m às 3500 rpm permite-lhe fluir airosamente por entre o tráfego.
A caixa de cinco velocidades Getrag é uma boa aliada para explorarmos a boa resposta do propulsor em todo o leque de regimes.
A suspensão revela uma taragem firme e adequada a uma condução mais empenhada, acabando-se por perder algum conforto nas cada vez mais profusas picadas citadinas. Porém, isso é sobejamente compensado em auto-estrada ou percursos mais sinuosos, onde podemos desfrutar de todos os atributos e garra desportiva do Colt CZT.
Os consumos não chocam, tendo em conta o fôlego deste empolgante veículo, mas quem quer adrenalina tem de estar preparado para não lamentar o apetite da máquina. Refira-se que a marca anuncia um consumo misto de 6,8 l/100 km.
A posição de condução é correcta, os pedais em alumínio são eficazes e a direcção muito informativa. O equipamento é generoso, destacando-se os envolventes bancos tipo bacquet, o excelente volante em couro — que integra os comandos do rádio com leitor de CD —, o computador de bordo, os vidros eléctricos automáticos e o ar condicionado, entre outros.
Mas as vantagens deste pequeno endiabrado não respeitam só à vertente dinâmica ou equipamento. Numa observação menos atenta, poderá parecer que esta carroçaria de três portas terá algumas limitações em termos de habitabilidade.
Contudo, as aparências iludem e é fácil acomodar confortavelmente cinco adultos. O segredo está no banco traseiro regulável longitudinalmente, o que permite ajustar o espaço para as pernas dos passageiros.

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 1468
Potência máx. (CV/rpm) 150/6000
Binário máx. (N.m/rpm) 210/3500
Emissões CO2 (g/km) 161
Velocidade máx. (km/h) 210
Aceleração 0/100 km/h (seg.) 8,0
Consumo misto (l/100 km) 6,8
Preço versão (€) 28.890

T.G.

Sem comentários: