26.4.07

Automóveis

Peugeot 207 1.6 HDI Sport 110 CV
Postura dinâmica

Volvido um ano sobre o seu lançamento, o Peugeot 207 1.6 HDI 16v de 110 CV mostra que ainda está para as curvas. O nível de equipamento Sport reúne bons argumentos, ao passo que o bom comportamento dinâmico faz parte dos tradicionais pergaminhos da marca.

Ao Peugeot 206 coube-lhe a difícil tarefa de continuar as pisadas comerciais dos seus antecessores 205 e 206, que nos últimos 15 anos totalizaram as 10,5 milhões de unidades vendidas. Para além dessa missão, acrescia o facto de ter de conquistar o seu próprio lugar no competitivo segmento B.
E se a penetração no mercado não foi a esperada pela marca, o certo é que vemos muitos Peugeot 207 nas nossas estradas. Para isso contribui o leque de motorizações disponíveis, a qualidade de construção e materiais, o equipamento de série, o prazer de condução, entre outros factores.
Relativamente à versão1.6 HDI de 110 CV, esta revela dois atributos muito importantes. Primeiro, a boa capacidade de resposta ao acelerador, permitindo ritmos bem vivos e boas recuperações, pelas quais o turbocompressor é o grande responsável. Saliente-se que a subida de regimes é feita de forma muito progressiva.
Segundo, mesmo abusando do acelerador e de uma utilização essencialmente citadina, os consumos são bastante comedidos.
Neste Peugeot 207 1.6 HDI Sport o condutor pode usufruir de uma boa posição de condução, de uma correcta ergonomia de comandos e instrumentos e de uns confortáveis e envolventes bancos.
No entanto, o conforto pode vir a ressentir-se caso o condutor seja de altura acima da mediania portuguesa, já que criar espaço para os passageiros de trás obrigará a negociar a área disponível para o condutor.
Mas recordemos que não estamos perante uma berlinda familiar, pelo que em termos de argumentos existem outros capazes de convencer pela positiva. Uma delas é o conforto de rolamento e a boa digestão das irregularidades das nossas estradas.
Por outro lado, o comportamento em curva e a “agradabilidade” de condução, convidam a algumas escapadelas da cidade para ir devorar estradas sinuosas.
Caso essas razões não bastem, refira-se o seu perfil citadino - mercê das suas dimensões - e a boa resposta em baixos regimes, que fazem deste Peugeot 207 1.6 HDI Sport um bom compromisso entre a calma condução urbana (quando é possível) e uma utilização mais desportiva.

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 1560
Potência máx. (CV/rpm)
110/4000
Binário máx. (N.m/rpm)
245/1750
Emissões CO2 (g/km)
129
Velocidade máx. (km/h)
193
Aceleração 0/100 km/h (seg.)
10,1
Consumo misto (l/100 km)
4,9
Preço versão (€)
25.710

Túlio Gonçalves

Sem comentários: