19.7.07

Feng-shui

Activar os diferentes sectores da casa

Se tudo é energia, ao activarmos a casa, estamos sempre a mexer com todas as energias da casa e da pessoa.

No Feng-Shui são activados vários sectores da casa, que estão associados aos oito pontos cardeais e aos cinco elementos.
O Norte é a área do trabalho e da carreira e o seu elemento é a água.
Para activar este sector, podemos colocar aí objectos relacionados com a nossa actividade profissional, por exemplo diplomas de curso ou livros relacionados com a temática. O Norte é a melhor área da casa para ter representações do elemento água. Uma fonte mesmo pequena com a água a correr em cascata ajuda a dinamizar o sector do trabalho. Em vez de uma fonte, podemos também utilizar quadros com imagens de água, de preferência em movimento, por ser mais yang. Devem ser utilizados tons mais escuros a norte (preto ou azul escuro).
O Noroeste é a zona dos amigos e mentores, das pessoas que nos ajudam.
Como está associado ao elemento metal, podemos activá-la com metal ou terra. Devemos evitar aqui os tons vermelhos, velas, ou outras representações do elemento fogo, pois este derrete o metal. O cinzento é a cor própria deste sector, bem como as formas circulares.
O Oeste é a área da criatividade, filhos e novos projectos e está intimamente ligado ao processo de criação.
Aqui, as melhores cores a utilizar são o branco e os tons pastel. Quem pretende ter filhos, pode activar esta zona com fotos de crianças, por exemplo, de preferência, numa moldura de metal. Não devemos usar aqui água, pois o metal do sector vai desgastar-se para a alimentar. Os elementos a utilizar mais serão o metal e a terra.
O Sudoeste (elemento terra) é o sector dos relacionamentos (entre casais mas também num sentido mais lato). Se queremos activar uma relação a dois, o ideal é termos a Sudoeste objectos colocados em pares, pois simbolizam o casal. O tom dominante desta zona é o rosa e o vermelho será uma boa cor para activar a componente da paixão numa relação.
Também as peónias ou representações desta flor e os cristais de quartzo rosa são bons activadores do sector dos relacionamentos.
Objectos e tons associados ao elemento fogo também potenciam o Sudoeste, pois o fogo cria a terra. Por outro lado, é de evitar a presença de muita madeira, uma vez que esta esgota a terra, e em vez de activarmos os relacionamentos, estaríamos a enfraquecê-los.
O Sul é o sector do sucesso e está ligado ao reconhecimento pessoal e profissional, e à fama.
Esta zona deve estar muito activada e com uma iluminação forte. Devemos utilizar aqui as cores vermelhas (enquanto simbolismo do elemento fogo), mas também o elemento madeira, gerando assim o ciclo produtivo, com a madeira a alimentar o fogo. Velas, formas triangulares, tons quentes, são exemplos de activadores do sul. Desde que não seja no quarto, uma planta também ajuda a activar o sector (de preferência com flores vermelhas e folhas pontiagudas).
O Sudeste é a divisão da casa associada à parte material e a sua cor é o roxo. Como pertence ao elemento madeira e esta é alimentada pela água, um aquário será útil para activar a prosperidade de quem habita na casa.
Além disso, a água é considerada um símbolo de riqueza.
Utilizam-se muito as moedas chinesas nesta zona, para gerar maior abundância (as moedas devem ser três ou múltiplos de três, e devem ser expostas com o lado yang para cima). Em muitas lojas com artigos de Feng-Shui podem adquirir-se estas moedas, que trazem em volta uma fita vermelha, por ser uma cor potencialmente activadora.
A Sudeste devemos ter objectos que se movimentem, por exemplo um móbil ou um espanta espíritos, preferencialmente de madeira, por ser o elemento deste sector.
O Este corresponde ao sector da família e da saúde, está associado ao elemento madeira e o seu tom é o verde.
Nesta área, devem ser utilizados materiais naturais (por exemplo tecidos de algodão ou lã e móveis de madeira).
É um óptimo local para ter plantas, sendo o bambu uma boa opção, por simbolizar a longevidade.O Nordeste é uma zona terra, está associado à espiritualidade e ao auto-conhecimento e é um bom sítio para a prática da meditação e para o estudo. O azul é a melhor cor para este sector, mas também o verde e o preto podem ser utilizados. Convém que o Nordeste tenha uma iluminação mais suave. Os objectos pertencentes ao elemento terra são os mais indicados, por exemplo uma vela ou um candeeiro de pedra de sal ajudam a potenciar esta zona, pois a pedra pertence ao elemento terra, e a luz emanada é muito suave.
Devemos ter atenção com as activações no quarto, pois como este tem uma vibração yin e a sua finalidade é nele dormir e recuperar energias, só devemos activar no quarto os relacionamentos e a espiritualidade.
Em espaços yang (por exemplo na sala), podemos activar todos os sectores, já em espaços yin não convém (como é o exemplo do quarto).
Na cozinha e na casa de banho não devemos fazer activações, pois como se trata de zonas de escoamento, se as activamos, simbolicamente, estamos a fazer escoar todos os nossos esforços.
Quando activamos uma área, estamos a mexer com todas as outras energias aí presentes, por isso convém não exagerar.
Apenas devemos activar um sector se nos sentimos disponíveis e preparados para a mudança que daí possa advir.

Cristina Almeida

Sem comentários: