5.7.07

Consagração do Campeão da 3ª Divisão

Depois de uma época onde o Clube Atlético de Campo de Ourique apenas averbou uma derrota e se sagrou campeão da 3ª Divisão, defrontou o Paço de Arcos - que disputou a Divisão maior da modalidade - para fazer a festa da consagração do Campeão!

Foi num pavilhão bem composto que os atletas e dirigentes do CACO receberam as faixas de Campeões da 3ª Divisão Nacional, respectivas medalhas e mais uma taça de campeão para o já preenchido museu do Clube. Aliás, o CACO é o 2º clube a par do Sporting, a conseguir o feito de ter na sua vitrina o título de campeão de todas as divisões nacionais do Hóquei em Patins.

Depois de “saborearem” a taça, que todos perseguiram durante uma época inteira, veio o jogo da festa frente a um recém despromovido Paço de Arcos.

Um início algo nervoso do CACO fez com que o Paço de Arcos tivesse algumas oportunidades claras de inaugurar o resultado. E foi num passe errado do CACO que dois atletas do clube da linha se isolaram e marcaram o primeiro da partida. Depois disso houve uma reacção muito positiva do clube da casa, mas o guarda-redes forasteiro, Pedro Tavares, esteve em tarde inspirada e deu espectáculo retardando o golo do CACO.

Em contra ataque, a formação experiente do Paço de Arcos ia fazendo estragos na defesa da casa. Nem mesmo o desconto pedido por Rui Subtil, o líder da conquista do campeonato, foi suficiente para evitar o avolumar do resultado. Até ao intervalo, o conjunto da linha marcou mais dois golos chegando ao fim da etapa inicial com um injusto 0–3. Foram várias as ocasiões do CACO para reduzir a desvantagem, mas a baliza do Paço de Arcos manteve-se inviolável até ao intervalo.

Derrota pela margem mínima foi o resultado final

Na etapa complementar, Rui Subtil mexeu na equipa rodando o plantel à sua disposição. Não que os que entraram inicialmente estivessem a jogar mal, mas afinal de contas era o jogo de consagração. E em boa altura o fez, já que os jogadores que entraram, principalmente Pedro Ramos que iria fazer três assistências para golo, entraram muito bem na partida.
Filipe Costa reduziu para 1–3 após assistência de Pedro Ramos. O jogo animou e o CACO dominava o jogo e o 2 3 esteve várias vezes iminente... mas como quem não marca, sofre, o Paço de Arcos com duas jogadas bem conseguidas elevou para 1–5.
Parecia estar já encontrado o vencedor da partida...pura ilusão!
Os campeões da 3ª Divisão não quiseram que esses mesmos galões ficassem manchados com um resultado desnivelado e em poucos minutos e sob a batuta de Pedro Ramos e Filipe Santos marcaram três golos. Mesmo não sendo um jogo oficial, os atletas do Paço de Arcos ficaram desorientados e o CACO podia mesmo ter chegado à igualdade, apenas por mera infelicidade não chegaram! Uma derrota pela margem mínima (4–5) foi o resultado final!
De salientar a excelente reacção do Clube de Campo de Ourique, que soube de certa forma justificar o porquê de apenas terem conhecido o sabor da derrota por uma única vez durante uma época inteira.
Uma última palavra para o excelente público que assistiu à partida, incentivando sempre o clube de Campo de Ourique, que tantas alegrias deu durante a época.
Parabéns a todos!


O sucesso
NA BOCA DOS CAMPEÕES

No final do encontro de consagração do CACO, o Jornal do Bairro foi recolher as declarações de vários intervenientes na conquista do título da 3ª Divisão Nacional e respectiva subida de divisão.

O líder da equipa, Rui Subtil, quando abordado para tecer um comentário à época de sucesso que o Clube fez, começou por dizer que “foi uma época de sucesso para o CACO com a cereja em cima do bolo que foi o sermos campeões nacionais da 3ª Divisão. O objectivo principal quando eu entrei para este grupo de trabalho, que é espectacular, era a subida de Divisão. Depois de termos atingido a subida de Divisão não foi fácil. Ao contrário de aquilo que as pessoas podiam pensar, este grupo onde calhámos era um grupo muito forte, tinha cinco equipas muitos fortes com possibilidades de subirem de Divisão, tanto que este grupo da zona sul colocou duas equipas na subida, nós e os Lobinhos. Como tal, não foi um grupo fácil, mas conseguimos conciliar tudo.
Tivemos alguns apoios externos e foi bom, porque ao fim ao cabo conseguimos o objectivo que era subir de Divisão e depois o objectivo extra, que foi ser Campeão Nacional. Esse foi o objectivo mais dos atletas do que propriamente meu ou da direcção. Depois de termos subido eu falei com os atletas e eles disseram-me que já que chegámos aqui agora queremos chegar um bocadinho mais à frente. Esse foi um objectivo mais deles do que propriamente meu…”

“Não pensei noutra coisa senão ir lá ganhar!”

Quanto ao momento mais difícil da época, Rui Subtil afirmou que “eu penso que todos os momentos foram difíceis, porque todos os jogos foram finais, mas o jogo aqui com os Lobinhos apanhou-nos numa fase muito complicada, uma fase de altura de férias escolares, em que houve atletas que não puderam vir, tivemos atletas com lesões e foi aí que sofremos a única derrota que tivemos no campeonato logo na 1ª fase.
Aí sim, eu senti que podíamos estar aqui até à meia noite que não conseguíamos ganhar o jogo. Após isso, conseguimos dar a volta, o jogo aqui com o Seixal foi um jogo complicado mas conseguimos ganhar e a partir daí, ao contrário da 1ª volta, foi o termos ido ganhar aos Lobinhos, onde penso que fizemos um jogo muito calculista. Não pensava outra coisa senão ir lá ganhar o jogo, o empate servia, mas não pensei noutra coisa senão ir lá ganhar!”
Perguntámos a Rui Subtil como tinha reagido, enquanto treinador principal dos séniores do CACO, às recentes declarações do presidente do clube ao nosso Jornal, nas quais alertou para o risco do CACO não participar na 2ª Divisão Nacional se não houvessem apoios externos suficientes.
O treinador campeão afirmou de pronto que “eu limito-me a conduzir homens, essas coisas dos patrocínios deixo para outras pessoas. Não me diz respeito a mim. Cada época é uma época e nós temos de perceber que não é fácil. Era bom que as pessoas que são de aqui de Campo de Ourique pudessem apoiar o Hóquei em Patins, há tantas micro empresas aqui, que se calhar um bocado de cada uma conseguiam ajudar o CACO.

“Gostava que o CACO continuasse com o Hóquei em quer eu fique à frente dos destinos da equipa ou não…”

Relativamente à possível não participação do CACO no campeonato, claro que fico triste, porque se conquistou uma coisa que é importante para o Bairro de Campo de Ourique e para o CACO em particular e ficava triste se não houvesse hóquei para a próxima época.”
Em relação à próxima época, declarou que “eu próprio ainda não sei se fico, apresentei entre aspas um projecto para o CACO que era a manutenção na 2ª Divisão, mas agora como ainda não existem patrocínios não obtive resposta, logo, também não lhe posso dizer se fico ou não. A única coisa que lhe posso dizer é que gostava que o CACO continuasse com o Hóquei em Patins independentemente de ficar eu à frente dos destinos da equipa ou não…”

“Está tudo de parabéns!”

Luis Simões, coordenador do Hóquei em Patins do CACO, afirmou que “melhor do que isto não podia ser, subimos à 2ª Divisão, fomos campeões da 3ª Divisão. Todos os jogadores e todos os colaboradores da equipa de seniores em especial estão de parabéns. A época correu-nos bem e daí os resultados, agora só espero que para a próxima época o CACO consiga, não digo ser campeão da 2ª Divisão, mas fazer uma época tranquila de modo a não correr riscos de descer de Divisão. Neste momento, o principal objectivo é formar um grupo de jogadores que consigam dignificar o clube na 2ª Divisão para não corrermos grandes sobressaltos e não descermos. Ganhámos aquilo que havia para ganhar, portanto está tudo de parabéns!
O Presidente do Clube, Alípio Capela também comentou o sucesso do Clube referindo que foi “uma época óptima! Conseguimos o objectivo que era subir de Divisão e agora esperamos que haja continuidade, estamos a trabalhar para isso!
Temos já um compromisso com o presidente da Junta de Freguesia (de Santa Isabel) que irá dar um apoio ao Clube. As despesas são muitas, as arbitragens, o policiamento e por aí a fora! Nós queremos continuar e fazer um bom trabalho, porque já há tão poucas equipas de Lisboa no Hóquei em Patins, pelo menos nos escalões de cima, que penso que o Campo de Ourique merecia permanecer num escalão de cima. Vamos trabalhar para nos mantermos, para darmos uma continuidade a este Clube. Não queremos deixar morrer o Desporto, não só pelo Clube mas também pelas camadas jovens que temos aqui e é importante haver uma continuidade do plantel sénior já que são o espelho para as camadas mais jovens. É um incentivo para eles quando as coisas correm bem a nível sénior.”

L.P.

1 comentário:

Unknown disse...

Que saudades para quem jogou no CACO a partir de 1956 como juvenil até aos anos 70 já senior e campeão de Lisboa e vice-campeão Nacional de Juniores. Felicidades ao CACO.

Luis Pires
Jornalista
Nova Iorque