5.7.07

Jardim da Estrela

CIRCUITO PERDE PEDALADA

Volvidas poucas mais de duas semanas da sua inauguração, o Circuito de Idade Maior, no Jardim da Estrela, tem vindo a ser bastante utilizado pelos idosos mas uma das máquinas já perdeu um pedal!

A prática de exercício físico constitui uma das melhores salvaguardas para a saúde de qualquer um, em especial dos mais velhos, que por vezes se deixam entorpecer na comodidade do lar esquecendo a necessidade de combater o sedentarismo. Apelidado pelos seus mentores de primeiro espaço de manutenção vocacionado para a prática de desporto sénior no centro de Lisboa, o Circuito de Idade Maior tem em vista servir maiores de 50 anos, não só a título de exercício físico como também com dicas e conselhos úteis próprios para essa faixa etária.

É junto ao Parque Infantil que surgem os primeiros equipamentos. Subtis, mas bem localizados, vão-se alastrando pelo Guerra Junqueiro, num total de 8 máquinas.

Cada qual com frente e verso e respectivo manual de instruções, a sugestão varia, exercícios para antebraços, aquecimento dos membros inferiores e superiores – com destaque para um equipamento destinado a utilizadores em cadeira de rodas, degraus para aumentar a força muscular e reduzir o risco de quedas, alongamento dos músculos posteriores da coxa, fortalecimento de tronco e membros superiores ou afundamento parcial, cuja prática aumenta a força e flexibilidade.

Para além de explicarem a melhor forma de utilização e a vantagem de cada exercício, os equipamentos avançam ainda explicações e conselhos aos seniores, quanto à menopausa, à necessidade de uma alimentação mediterrânica – rica em vegetais – e equilibrada, aos malefícios do álcool, à osteoporose, à hipertensão arterial ou aos malefícios do álcool.

“Verão Quente” na Crafts & Design

Quando abordada pelo JB, Ilda Ruivo assumiu ser estreante no Circuito. Conforme declarou, “aqui na Estrela há necessidade destas coisas, para as pessoas de idade”, “maiores de 50”, rectificámos, sem sequer desconfiar que o seu ar jovial conte já com sete décadas de existência. Talvez fruto desse gosto pela actividade física…

Na opinião de Ilda Ruivo, “o nosso povo é muito acanhado” motivo que possa contribuir para alguma falta de iniciativa em avançar para a prática do Desporto.

Enquanto a jovial sénior fortalecia os membros inferiores, Fernanda Rosa detectou a falta de um pedal num dos equipamentos.

Segundo as utentes do Jardim, a falta de segurança é uma ameaça para adultos e jovens, “uma das coisas que não tolero neste Jardim são os assaltos”, explicou. Na sua opinião, os dois polícias que costumam estar atentos à porta dita principal deviam avançar para o interior do Jardim Guerra Junqueiro, para “a zona onde há mais assaltos”, onde “seria urgente estarem 4 a 6 polícias para segurança das crianças, acima de tudo”, declarou.

Outra exigência dos moradores e que chegou mesmo a ser destacada na primeira edição do JB é a necessidade de reestruturar as instalações eléctricas no local, que durante a noite está pouco iluminado.

Recente e alarmante mas pontual, foi a mediática situação da abordagem de um alegado pedófilo a crianças no Jardim, tema esse que foge à linha editorial deste quinzenário.

E porque nem tudo são espinhos, avançamos ainda que o “Verão Quente” chegou à Crafts & Design, a feira de artesanato que decorre no Jardim da Estrela no primeiro e último domingos de cada mês. Enquanto no passado dia 1 de Julho a edição contou com a actuação do Joana Grupo de Teatro, com o espectáculo “Dona Gatafunha e o Resto do Mundo”, para o próximo dia 29 está reservado um espectáculo de animação de rua, às 15 horas.

M.A.

Sem comentários: