Automóveis
Toyota Corolla 1.4 D-4D Sol
Cinco estrelas
Todavia, temos de reconhecer que a resposta do 1.4 D-4D é mais agradável no sedan, o que acabou por nos surpreender. Ou seja, os mesmos 90 CV debitados às 3800 rpm e os 190 N.m constantes entre as 1800 e as 3000 rpm mostram, face ao Auris, um maior fulgor na subida de regime. Estando à altura de todas as solicitações, a citada subida é progressiva e consistente. Aliás, o teste “subida da Avenida Duarte Pacheco” não engana.
Fomos ainda conquistados pela boa ergonomia dos instrumentos — cujo design é muito agradável — e pelo vasto equipamento que recheia o espaçoso habitáculo do novo Toyota Corolla. O espaço para as pernas e a cabeça foi aumentado, enquanto os passageiros traseiros viram o conforto melhorado através da adopção de um fundo plano. Frise-se também a maior volumetria da bagageira, resultado da redução de espaços supérfluos entre a carroçaria e o revestimento.
A posição de condução é boa devido à já citada ergonomia e ao facto do ponto de anca dos bancos dianteiros ter sido elevado. Isso garante maior conforto e melhor visibilidade.
A nova suspensão dianteira é outro dos nóveis argumentos desta geração Corolla, pois é notória a redução de vibrações e ruídos-parasita, especialmente em cidade. Aliada ao novo chassis, assegura um melhor comportamento dinâmico, uma elevada estabilidade e uma boa resposta da direcção.
A segurança deste Corolla 1.4 D-4D Sol (5 estrelas EuroNCAP), está a cargo de inúmeros dispositivos, entre os quais os nove airbags, o ABS + EBD, a assistência à travagem (BA), o controlo de estabilidade (VSC) e o controlo de tracção (TRC).
Resta referir o preço de combate e a grande economia deste motor. Enfim, um automóvel cinco estrelas.
Cilindrada (cc) 1364
Potência máx. (CV/rpm) 90/3800
Binário máx. (N.m/rpm) 190/1800~3000
Emissões CO2 (g/km) 128
Velocidade máx. (km/h) 175
Aceleração 0/100 km/h (seg.) 12,0
Consumo misto (l/100 km) 4,9
Preço versão (€) 26.546
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