12.4.07

Automóveis

Kia Cee’d 1.6 CRDi EX
O Conquistador

O Kia Cee’d 1.6 CRDi EX possui uma boa qualidade de construção, um motor agradável de explorar, uma habitabilidade e mala generosas para a classe e uma boa relação preço/equipamento. E como que a confirmar a confiança no seu produto, a marca coreana avança com um argumento de peso: sete anos de garantia.

Na história da reconquista cristã da Península Ibérica houve um cavaleiro que ficou famoso pelos seus feitos guerreiros. Chamavam-lhe Cid, o Campeador. Hoje em dia, a conquista da Europa, por parte da marca coreana Kia está também a cargo de um Cee’d, que possui trunfos suficientes para poder vir a tornar-se um campeão de vendas.
Confirmando a confiança que o construtor tem neste seu produto, temos uma interessante garantia de sete anos ou 150.000 km, facto que não deixará indiferente potenciais clientes.
Mas mesmo que este argumento de vendas não existisse, o certo é que a qualidade do produto é indesmentível, não só ao nível da construção, materiais e montagem, como do conforto de condução, motor, suspensão e leque de equipamento.
Uma estética exterior sóbria mas moderna envolve um muito espaçoso habitáculo (dentro da classe), capaz de acolher confortavelmente cinco adultos, ao passo que a mala revela uma boa volumetria para o segmento.
A posição de condução é correcta, e os comandos e instrumentos a par de uma boa ergonomia ostentam uma estética moderna e cativante. Além disso, existem uma série de pequenos e úteis gadgets, como a ficha USB para ligar equipamentos áudio, por exemplo.
Refira-se ainda que em termos de equipamento de conforto e segurança, este Kia Cee’d 1.6 CRDi
EX está muito bem equipado, sendo poucos os opcionais em falta.
Em estrada o motor 1.6 CRDi, que debita 115 CV às 4.000 rpm e um binário máximo de 255 N.m constante entre as 1.900 e as 2750 rpm, mostra um bom nervo na subida de regimes, sendo muito agradável de explorar. A suspensão, apesar de alguma dureza, é confortável e digere bem as irregularidades do piso.
Esta unidade apresenta um preço final de 31.740 euros, um valor que não choca se tivermos em conta o nível de equipamento, do qual se destacam opcionais como a pintura metalizada (250 euros), os estofos em pele (900) e o ESP (600).

Ficha Técnica

Cilindrada (cc) 1582
Potência máx. (CV/rpm) 115/4000
Binário máx. (N.m/rpm) 255/1900~2750
Emissões CO2 (g/km) 126
Velocidade máx. (km/h) 188
Aceleração 0/100 km/h (seg.) 11,5
Consumo misto (l/100 km) 4,7
Preço versão (€)
31.740

Túlio Gonçalves

Sem comentários: