2.2.07

Bem-estar

O RISO FAZ-NOS BEM

Sorrir é sem dúvida um excelente remédio, os benefícios de um senso de humor saudável podem ser percebidos com facilidade.

Um sorriso pode propiciar incríveis resultados porque aumenta o poder de comunicação com os outros e infunde confiança. O sorriso também é motivo para um melhor relacionamento entre as partes, sem contar que faz muito bem à nossa aparência. Há muito tempo que são conhecidos os benefícios mentais e psicológicos de uma atitude positiva e as pesquisas médicas também já confirmam os seus benefícios físicos.
De acordo com diversas pesquisas realizadas, o sorriso relaciona os aumentos dos níveis da substância beta endorfina no organismo e uma melhoria no sistema imunológico. As endorfinas estimuladas pelo riso aumentam a actividade das células guardiãs do corpo e outras actividades imunológicas que resguardam o organismo contra as infecções.
Há também evidências de que as endorfinas ajudam a prevenir e a tratar das doenças crónicas.
Infelizmente, à medida que envelhecemos há uma tendência para sorrirmos cada vez menos. Por exemplo, uma criança sorri em média 400 vezes ao dia, enquanto um adulto sorri apenas cerca de 15 vezes diárias.
Alguém já disse que a tragédia da vida não é a morte, mas o que perece dentro de nós enquanto estamos vivos.
Quando perdemos a capacidade de rir de nós mesmos, dos outros, e dos altos e baixos da vida, alguma coisa dentro de nós se perde.
Os seres humanos são os únicos animais capazes de sorrir, e essa característica especial deveria ser cultivada diariamente.
Um sorriso tem o poder de elevar os espíritos, demonstrar calor e amizade.
Um sorriso abre oportunidades para interagir com os nossos semelhantes, enquanto um semblante carregado dificulta a comunicação.
O sorriso é a linguagem universal que interliga as pessoas.
Sorrir facilita o sucesso no trabalho.
Essa noção está tão difundida hoje em dia que recentemente uma firma colocou um anúncio oferecendo 500 vagas de trabalho para diferentes níveis e viu-se inundada com cerca de 5000 candidatos. Para analisar esta multidão de pessoas, os entrevistadores começaram por eliminar os candidatos que sorriam menos de quatro vezes durante a entrevista, isso valendo para todas as posições oferecidas.
Sorri… pois alguém está a prestar atenção em ti!

Autor desconhecido, 1997

Teresa Ferreira

Sem comentários: