15.3.07

Automóveis

Opel Corsa 1.3 CDTI Enjoy
Para Desfrutar o Lazer

Lançado no final do ano passado, o Opel Corsa ostenta um apelativo design que muito bebeu da família Astra e das novas tendências do design automóvel. Mas a “personalidade Corsa” continua presente através de bons argumentos para a classe, como o maior espaço, o económico motor 1.3 CDTI e uma condução bastante agradável.

Pode dizer-se que o grande argumento deste Opel Corsa Enjoy é precisamente o seu motor 1.3 CDTI de 75 CV. Este é capaz de conciliar uma resposta interessante na generalidade dos regimes de rotação e níveis de consumo bastante convincentes (4,6 l/100 km em circuito misto), apesar do acréscimo de peso face à anterior geração. Este último é, aliás, um factor que cada vez pesa mas na decisão de compra.

O novo chassis permitiu um bem-vindo crescimento das dimensões do Corsa, com os inerentes ganhos em cotas de habitabilidade.

A ergonomia interior, a acessibilidade e leitura da instrumentação e dos comandos do equipamento não desmerecem, sendo ainda de salientar a qualidade da montagem e dos materiais.

O nível de equipamento Enjoy contempla argumentos q.b. face aos seus rivais, caso do ABS com Controlo da Travagem nas Curvas, a direcção assistida desportiva, variável e progressiva, a qual a par da correcta posição de condução e da suspensão de taragem correcta permite bons momentos de condução.

Não obstante, quem não prescinda de um habitáculo fresco terá de dispender mais 995 euros pelo ar condicionado, somando-lhes mais 350 euros na eventualidade de querer dispor do Pack Tecnologia — cruise control + computador de bordo.

A exemplo de outros produtos da casa de Rüsselsheim, o novo Corsa obteve boas classificações nos testes do Euro NCAP: 5 estrelas na segurança dos passageiros e três ao nível da protecção de crianças e peões. Quanto ao equipamento de segurança pode dizer-se que é muito completo para a classe, disponibilizando opções interessantes como o novo Programa de Estabilidade Electrónico com Controlo Avançado das Subviragens (525 euros).

Quanto à funcionalidade, não estamos perante uma proposta que traga soluções revolucionárias, mas não deixa de ser interessante a sua bagageira “DualFloor” de 285 litros, cujo piso duplo permite esconder os nossos pertencentes dos olhares alheios.

Fácil de conduzir e estacionar na cidade, esta proposta permite bons momentos de lazer com a família e pode ser sua por 18.180 euros, uma quantia ensombra a maioria da concorrência.

Túlio Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho um deste :D